A Diocese > Clero
O clero da Diocese de Joinville é formado por padres diocesanos, padres religiosos e diáconos permanentes. A atuação predominante é em paróquias, mas os trabalhos também acontecem em seminários, obras sociais, entre outros.

São:
- 92 padres diocesanos;
- 6 padres em experiência em nossa diocese
- 57 padres religiosos;
- 78 diáconos permanentes;

As etapas formativas dos padres diocesanos acontecem nos seminários Divino Espírito Santo, São José, São Francisco Xavier e Nossa Senhora de Guadalupe. Clique aqui e conheça todos os seminários.

Na Diocese de Joinville estão presentes padres das congregações dos Arautos do Evangelho, Congregação da Missão, Dehonianos (Sagrado Coração de Jesus), Legionários de Cristo, Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, Salesianos de Dom Bosco, Orionitas e Pequenos Irmãos Santíssimo Sacramento. Clique aqui para ver todas as congregações presentes na diocese.

Dulcio Antonio de Araujo
Dulcio Antonio de Araujo
“Deixai vir a mim os pequeninos (Mc 10, 14)”
 
 

20/11/1967




Nasceu em
Guaramirim/SC


Contato
dulcioaraujo@gmail.com



Trajetória de vida e missão

Filho de Wildonir Antônio de Araujo (in memoriam) e Amélia Maria da Cunha de Araujo, padre Dulcio Antônio de Araujo é o quinto dos seis filhos do casal.  Nasceu no dia 20 de novembro de 1967, em Guaramirim/SC. Morou na localidade de Lagoa Nova, município de Araquari, até aos 15 anos de idade, quando entrou no Seminário Diocesano Divino Espírito Santo, em Joinville, no ano de 1982. Fez o curso de Filosofia em Brusque e de Teologia em Florianópolis. Foi ordenado padre em sua terra natal, no dia 13 de dezembro de 1992. Seu lema de ordenação é: “Deixai vir a mim os pequeninos” (Mc 10, 14). Sua concepção de pequeninos além das crianças, representa também os excluídos da sociedade. 
Em fevereiro de 1993, foi designado por dom Gregório Warmeling, então bispo Diocesano de Joinville, para atuar como orientador espiritual no Seminário Filosófico de Santa Catarina, do Regional Sul IV da CNBB, na cidade de Brusque, atividade que exerceu por dois anos. Sendo que o ano de 1994, além de orientador espiritual no Seminário em Brusque foi também nomeado pároco pela primeira vez, por dom Orlando Brandes, da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Joinville. Foi escolhido para ser coordenador diocesano de pastoral pelo bispo dom Orlando Brandes de 2000 a 2005. Em 2001 assumiu também a paróquia São Paulo Apóstolo, no bairro Comasa e em 2005 a paróquia Cristo Ressuscitado, no bairro Floresta. Em 2006 foi eleito Administrador Diocesano, quando a Diocese de Joinville ficou vacante, com a transferência de dom Orlando Brandes para a Aquidiocese de Londrina, função que exerceu por um período de um ano e um mês, até  quando dom Irineu Roque Scherer tomou posse como Bispo Diocesano de Joinville em 2007.  Em 2008 foi transferido como pároco para paróquia São Sebastião, no bairro Iririú e nomeado Vigário Geral da Diocese de Joinville até o ano de 2011. Em julho de 2011 assumiu como pároco do Santuário Nossa Senhora Aparecida, de Mafra. Em 2015 por um período de 3 meses foi administrador paroquial da paróquia São Miguel Arcanjo, em Joinville. No dia 6 de fevereiro de 2016 assumiu como pároco a paróquia São Judas Tadeu, em Jaraguá do Sul e desde o dia 1o de fevereiro de 2019 é o atual pároco da paroquia São Francisco de Assis, no bairro Adhemar Garcia, em Joinville.

Atuação Pastoral

O trabalho pastoral do padre Dulcio ganhou visibilidade a partir do ano 2000, quando foi convidado pelo bispo dom Orlando Brandes para ser coordenador diocesano de pastoral. Impulsionado pelo dinamismo de dom Orlando, foi desafiado a vencer desafios e aprendeu a liderar os Conselhos e Assembleias Diocesanas de Pastoral. Esteve a frente da organização de grandes eventos e teve a oportunidade de percorrer por todas as Comarcas e Paróquias animando a ação evangelizadora da Igreja. Também o padre Dulcio é conhecido pelo seu carisma em trabalhar com crianças e jovens e na área de comunicação. As Missões Jovens da Pastoral da Juventude e a coordenação do Ano Diocesano da Juventude em 2008 foram pontos altos no seu trabalho com os jovens. 
Entre os anos 2000 a 2011 o padre Dulcio, quando assumiu seqüencialmente como Coordenador Diocesano de Pastoral, Administrador Diocesano, e Vigário Geral da Diocese de Joinville, ao mesmo tempo era pároco nas paróquias em que estava atuando em Joinville. Sua jornada de trabalho sempre era dupla e ao mesmo tempo era assessor diocesano de uma pastoral ou movimento eclesial; fazia a assessoria de imprensa da Diocese e era responsável pela redação do Jornal Diocese Informa, e nos períodos de férias coordenava a Pastoral do Turismo na Praia da Enseada, em São Francisco do Sul. O vigor para realizar todas essas atividades vinha de sua escuta da Palavra de Deus e de suas celebrações bem preparadas e geralmente presididas com entusiasmo e fervor.
Outra característica do padre Dulcio foi sempre de gerar comunhão e unidade entre as pastorais e movimentos. Um exemplo bem concreto era quando ele coordenava a Pastoral do Turismo, onde diversas lideranças das pastorais e movimentos trabalharam juntas em perfeita harmonia durante 10 anos, se revezando de uma semana para outra desde o natal até o carnaval, organizando diversas atividades e eventos para acolher os veranistas na praia de Enseada, em São Francisco do Sul. O mesmo fenômeno se repetia na organização do Arraiá da Solidariedade, que acontecia com sucesso no Sítio Novo, em Joinville, cuja renda era destinada para as casas de recuperação de dependentes químicos. Na organização deste evento também era mobilizada todas as pastorais, movimentos e ministérios das diversas paróquias, que trabalhavam de forma harmônica e integrada. 
Outro destaque na atuação do padre Dulcio em seu ministério presbiteral foi em favor da família. Acolheu na Diocese de Joinville o Encontro de Pais com Cristo (EPC) foi assessor diocesano da Pastoral Familiar, do Encontro Matrimonial Mundial (EMM), do Encontro de Casais com Cristo (ECC) e do Movimento de Cursilho de Cristandade (MCC). Não podemos deixar de registrar que o padre Dulcio sempre nutriu amizade sincera e um carinho especial pelos seus irmãos no sacerdócio. Na maior parte de seu ministério morou e trabalhou junto com outros sacerdotes e sempre deu à comunidade testemunho de bom relacionamento e convivência com os padres, tanto que foi eleito em 2016 coordenador da Pastoral Presbiteral, cujo o principal trabalho é organizar os encontros, cursos e retiros para os padres e proporcionar momentos de lazer e integração. Em 2018 padre Dulcio foi nomeado pelo bispo diocesano de Joinville, dom Francisco Carlos Bach, para quatro novas atribuições na diocese: assessor de comunicação, membro do Colégio de Consultores, Conselho de Presbítero e da Equipe de Reflexão Pastoral. 

Inserção Social

Em seu ministério o padre Dulcio procura ter uma atenção especial para os menos favorecidos da sociedade. Ajudou a organizar os catadores de material reciclável de Joinville. Esteve do lado dos feirantes e ambulantes, que a toda hora sofriam pressão do poder público e de empresários que não desejavam sua permanência no centro da cidade. Deu apoio aos trabalhadores que administraram por um período as fábricas Cipla e Interfibra, em Joinville. Participou do comitê contra a corrupção eleitoral e dos plebiscitos sobre a dívida externa e a Alca. Articulou também uma campanha entre os grupos bíblicos de reflexão pra arrecadar dinheiro para construir uma casa que abrigava crianças órfãs, no bairro Espinheiros, em Joinville. Esteve junto ao Conselho Carcerário lutando para que os direitos humanos fossem respeitados. Enfim, participou da organização de várias edições do Grito dos Excluídos, da Romaria dos Trabalhadores, Intereclesiais de CEBs e várias manifestações populares que reivindicavam justiça social e também atuou no Conselho Ecumênico. Desta forma procurou colaborar para manter vivo o movimento profético de Deus, que age tanto na Igreja como na sociedade para que sejam mais justas e fraternas. 
Durante sua trajetória padre Dulcio teve a oportunidade de fazer quatro cursos de atualização: o primeiro foi a Escola de Catequese do Regional Sul IV da CNBB, em Florianópolis. O segundo, foi sobre Capacitação de Assessores da Juventude, em Porto Alegre/RS; o terceiro, de Comunicação para a Evangelização, na Unisinos, em São Leopoldo/RS; e o quarto, de Pastoral Urbana, pelo Centro Ecumênico de serviços à Evangelização e Educação Popular – Cesep, em São Paulo. Estes cursos lhe ajudaram na sua atuação pastoral no meio da juventude, na criação da pastoral da comunicação e da escola de comunicação da Diocese de Joinville e também da pastoral do turismo.



Ordenação Presbiteral em 13/12/1992



Funções atuais:


Pároco da Paróquia São Francisco de Assis - Adhemar Garcia - Joinville
Referencial Diocesano de Comunicação
Referencial Diocesano do Encontro Matrimonial Mundial
Membro do Colégio de Consultores
Membro Conselho de Presbítero
Membro da Equipe d

Funções Exercidas:


Orientador Espiritual no Seminário Filosófico de Santa Catarina (1993 - 1994)

Pároco:
1. Paróquia Imaculada Conceição – Joinville (1994 – 2000)
2. Paróquia São Paulo Apóstolo – Joinville (2001- 2003)
3. Paróquia Cristo Ressuscitado – Joinville (2004 – 2007)
4. Paróquia São Sebastião – Joinville (2007 - 2011)
5. Santuário N. Sra. Aparecida – Mafra (2011- 2015)
6. Administrador Paroquial da Paróquia São Miguel Arcanjo – Joinville (outubro de 2015 a janeiro de 2016)
7. Paróquia São Judas Tadeu –Jaraguá do Sul (desde 2016)

Coordenações Diocesanas:
1. Coordenador Diocesano da Pastoral da Juventude (1996 -1997)
2. Coordenador Diocesano de Pastoral (2000 – 2005)
3. Sacerdote Equipe Eclesial Diocesana do Encontro Matrimonial Mundial (2000 - 2004)
4. Coordenador Diocesano da Pastoral da Comunicação (2000 – 2008)
5. Coordenador Diocesano da Pastoral do Turismo ( 2000- 2010)
6. Coordenado do Ano da Juventude Diocesano (2008)
7. Fundador da Comissão Diocesana de Arte Sacra (2005)
8. Administrador Diocesano (2006 - 2007)
9. Coordenador Diocesano da Pastoral Familiar (2007- 2011)
10. Fundador e Presidente do Conselho Diocesano de Assuntos de Dependência Química (2010 - 2011)
11. Idealizador do Arraiá da Solidariedade (2009 - 2011)
12. Vigário Geral de Diocese de Joinville (2007 - 2011)
13. Presidente da Fazenda da Esperança – Garuva/ SC (2007 - 2011)
14. Assistente Eclesiástico do Encontro de Casais com Cristo –ECC (2011)
15. Assistente Eclesial Diocesano do Movimento do Cursilho de Cristandade – MCC (2016 – 2017)




 
   
  • Padre Dulcio
  • Padre Dulcio
  • Padre Dulcio
  • Padre Dulcio
 
CONTATO
Rua Jaguaruna, 147 - Centro - Joinville/SC (Cúria)
(47) 3451-3700
dizimo@diocesejoinville.com.br
Trabalhe
Conosco

CLIQUE AQUI e envie
seu curriculo.

acompanhe nossas
redes sociais
Acompanhe o Facebook
Acompanhe o Instagram
Acompanhe o YouTube

Copyright © Diocese de Joinville. Todos os direitos reservados

Desenvolvido com amor Agência Arcanjo