Dúvidas Frequentes
Batismo
  • Quando inicia a formação para pais e padrinhos?

    A Diocese de Joinville implantou uma nova metodologia para a preparação do Sacramento do Batismo. Primeiramente, é necessário entrar em contato com a secretaria da sua paróquia. A Pastoral do Batismo, então irá agendar uma visita com pais e padrinhos, dando início a preparação que seguirá durante alguns encontros. Os padrinhos escolhidos devem ser católicos e crismados. A nova proposta tem como objetivo, desenvolver um processo evangelizador que favoreça o crescimento e o amadurecimento da fé cristã em si e educar a fé na pessoa que lhe é confiada.

     
  • Não sou casado (a). Posso batizar meu filho?

    Sim. Toda criança tem direito ao sacramento do batismo.

     
  • Os padrinhos de batismo devem ser casados?

    Não é necessário. A exigência é que sejam católicos e crismados.

     
  • Quais documentos são necessários para o batismo?

    É necessário apresentar a certidão de nascimento da criança; a certidão de casamento religioso dos pais (se casados); o comprovante de preparação para o batismo dos pais e padrinhos; e comprovante do sacramento da crisma para os padrinhos. Algumas paróquias podem solicitar mais documentos. Entre em contato diretamente com a secretaria da paróquia onde será feito o batismo para estar ciente dos documentos ali exigidos.

     
  • Como conseguir um comprovante de batismo, crisma ou casamento?

    Os registros desses documentos são arquivados pela Chancelaria. Entre em contato com o setor pelo e-mail chancelaria@diocesejoinville.com.br ou telefone: (47) 3451-3707.

     
  • Como locar o auditório da Cúria para realização de eventos?

    Para reservar o auditório da Cúria Diocesana de Joinville, entre contato com a recepção, no telefone (47) 3451-3701 ou no e-mail recepcao@diocesejoinville.com.br

     
  • Quero fazer uma denúncia.

    A Diocese de Joinville possui uma ouvidoria específica para acolher denúncias de abuso sexual. O espaço foi criado atendendo as diretrizes estabelecidas no Motu proprio, expedido pelo Papa Francisco, com normativas para a Igreja Católica. Para entrar em contato, acesse a página https://www.diocesejoinville.com.br/pagina/ouvidoria.

    As demais denúncias ou reclamações, podem ser relatadas através do e-mail midiasocial@diocesejoinville.com.br, e serão direcionadas para um responsável.

     
  • Onde posso visualizar o Anuário?

    O Anuário está disponibilizado no site da Diocese de Joinville. As informações estão distribuídas na página de forma a tornar a pesquisa mais prática e intuitiva. Para conferir o índice completo, acesse: https://www.diocesejoinville.com.br/pagina/anuario

     
Matrimônio
  • Quando começam os cursos para noivos?

    A Diocese de Joinville implantou um novo método de preparação para o sacramento do Matrimônio. O primeiro passo é entrar em contato com a secretaria da sua paróquia, que encaminhará para o acolhimento com a Pastoral Familiar. Os noivos serão então acompanhados durante alguns encontros, com estudos e reflexões.

     
  • Quais os documentos exigidos para o casamento?

    É necessário apresentar a certidão de batismo atualizada; comprovante de crisma; certificado da participação nos encontros de preparação para o matrimônio; licença dos pais ou responsáveis se menor de 18 anos; e um documento pessoal, RG ou certidão de nascimento. No caso de viuvez, é necessário apresentar cópia original da certidão de óbito do cônjuge. Algumas paróquias podem solicitar mais documentos. Entre em contato diretamente com a secretaria da paróquia onde será feito o casamento para estar ciente dos documentos ali exigidos.

     
  • Como posso conseguir a credencial para atuar em casamentos? (Cerimonialista, fotógrafo, cinegrafista, decoração, músicos)

    Os profissionais que desejam trabalhar nas cerimônias de casamento precisam fazer uma formação. As datas e as inscrições para os encontros são disponibilizadas no site: http://www.sacramentodomatrimonio.com.br/

     
  • Quero a nulidade do meu casamento. Quem devo procurar?

    O processo de Nulidade Matrimonial é julgado pelo Tribunal Eclesiástico. Contudo, o primeiro contato deve ser feito com o pároco da paróquia que frequenta, agendando atendimento no expediente paroquial.
    Em caso de dúvida, entrar em contato pelo telefone (47) 3451-3735, pelo e-mail tribunal.recepcao@diocesejoinville.com.br ou mais informações pelo site tribunaleclesiasticojlle.com.br.

     
  • O casamento pode ser celebrado fora da igreja?

    A celebração do sacramento do matrimônio deve ser realizada dentro da igreja. São permitidas também em capelas de hospitais e escolas, bem como em capelas de casas religiosas.
    É permitido que o padre faça uma bênção em outro local (como em casa de eventos, restaurantes, buffets, sítio, praia, etc) desde que o casal já tenha se casado dentro de uma igreja. Neste tipo de cerimônia, o sacerdote não pode ir paramentado e não pode conduzir o momento da mesma forma em que ocorre a celebração do matrimônio. Na solenidade, deve ficar claro aos convidados, que este é um momento de bênção e que o casal já realizou anteriormente o casamento dentro da Igreja.
    Na situação em que um dos cônjuges é católico e o outro não, e desejam realizar o casamento fora da igreja, é preciso conversar com o pároco para que ele possa autorizar.
    No caso de um batizado na fé católica que se casará em uma igreja não católica, é necessário conversar com o pároco, e este sacerdote deve pedir uma autorização ao bispo diocesano.
    Em todos os casos, é necessário procurar a secretaria da paróquia onde frequenta ou em que irá realizar a união, para receber as orientações.

     
CONTATO
Rua Jaguaruna, 147 - Centro - Joinville/SC ( Curia )
(47) 3451-3700
midiasocial@diocesejoinville.com.br
Trabalhe
Conosco

CLIQUE AQUI e envie
seu curriculo.

acompanhe nossas
redes sociais
Acompanhe o Facebook
Acompanhe o Instagram
Acompanhe o YouTube

Copyright © Diocese de Joinville. Todos os direitos reservados

Desenvolvido com amor Agência Arcanjo