1º Mutirão Diocesano da 6ª Semana Social Brasileira confirmado para 29 e 30 de abril
O encontro será virtual, pela plataforma Google Meet, e as inscrições já estão abertas. O número de vagas é limitado
20.04.2021 - 07:59:46

A Diocese de Joinville também está engajada na 6ª Semana Social Brasileira (SSB). Nos dias 29 e 30 de abril, das 19h30 às 21h30, ocorre o 1º Mutirão Diocesano da 6ª SSB, com o tema “Mutirão pela Vida: por Terra e Economia”. O evento será virtual, por meio da plataforma Google Meet.
A responsável pela articulação diocesana das pastorais sociais, Lucia Ana Fritzen de Souza, explica que a Diocese fará três mutirões. O primeiro em abril, o segundo nos dias 24 e 25 de junho, com o tema “Mutirão pela Vida: por Trabalho e Democracia”, e o terceiro nos dias 26 e 27 de agosto, com o tema “Mutirão pela Vida: por Teto e Soberania”.
“A participação tem de ser contínua, quem estiver no 1° necessariamente deverá participar do 2º e do 3º mutirões”, esclarece Lucia.
Realizada no Brasil desde 1991, a iniciativa é convocada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sendo promovida conjuntamente com as pastorais sociais e os movimentos populares. É realizada em forma de mutirões, “na pluralidade cultural e étnica do Brasil, no ecumenismo e diálogo inter-religioso”, conforme destaca a CNBB.
A 6ª SSB foi estruturada em 2020, para que os mutirões regionais e locais ocorressem em 2021. E 2022 é o ano do grande encontro nacional e do momento celebrativo.
“Os resultados dos mutirões ocorrem em forma de ações sociais. Cada uma das Semanas Sociais Brasileiras anteriores teve como resultados organizações populares e propostas de políticas públicas. Os mutirões têm o objetivo de se fazer conhecer a realidade do País dentro dos temas propostos, discutir soluções e pensar como colocá-las em prática”, acrescenta Lucia.
Muita conversa e escuta
O mutirão dos dias 29 e 30 de abril, segundo ela, vai ser de muita conversa, escuta, articulação, mobilização e formação a partir do tema “Mutirão pela vida: por Terra e Economia”.
No dia 29/4, o assessor será Eduardo Brasileiro, educador em São Paulo, sociólogo e consultor do Instituto Cultiva. Selecionado para o evento “Economia de Francisco”, ele é membro da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara e da coordenação executiva da 6ª SSB. Neste dia, o debate terá como eixo “Economia”.
No dia 30/4, a assessora será Ormezita Barbosa, secretária executiva do Conselho Pastoral dos Pescadores e membro da Coordenação Nacional da 6ª SSB. Neste dia o assunto central será “Terra e Território”.
“Estou tentando trazer para o encontro representantes das comunidades indígenas, quilombolas e dos movimentos populares da nossa região”, adianta Lucia.
Ela explica que a dinâmica do mutirão será em formato de apresentação dos assuntos, falas de vivências e realidades locais sobre os temas em pauta. Por fim deve ser feito um trabalho em grupo “para tirarmos um gesto concreto, uma ou mais ações que levem a uma mudança para termos uma sociedade mais justa e solidária”.
Como o mutirão será promovido pela plataforma Google Meet, haverá limite de vagas. As inscrições devem ser feitas neste link: https://forms.gle/LaANUA3eVx1Y9RJB9
Fonte Assessoria de Comunicação