10 dicas práticas para vivenciar a Quaresma
Com pequenas mudanças de hábitos é possível viver o tempo Quaresmal de uma melhor forma
10.03.2022 - 09:50:42
Durante o período da Quaresma, muitas são as dúvidas e as incertezas de como vivermos este tempo para conseguirmos nos aprofundar na fé, na oração e, consequentemente, nos aproximarmos de Deus. Pequenos exercícios diários e mudanças de hábitos podem nos fazer ser melhores cristãos.
Pensando nisso, o padre Adalberto Donadelli Júnior, reitor do Seminário Filosófico São Francisco Xavier, escreveu 10 dicas práticas de como podemos viver a Quaresma da melhor forma! Confira:
1. A Quaresma é um bom tempo para silenciarmos o coração e nos deixarmos afetar pelas coisas de Deus, permitir que Deus nos fale ao coração através da oração com as Sagradas Escrituras.
2. A Quaresma é um bom tempo para o jejum que nos torna mais simples e humildes. O jejum da língua, falar menos, escutar mais. O jejum dos olhos, o olhar puro, aprender a ver com os olhos de Deus.
3. O jejum na utilização dos meios de comunicação para não sermos dominados por eles. A dependência dos meios de comunicação digitais empobrece as relações humanas. Que possamos ser menos virtuais e mais presenciais.
4. O jejum na comida, na roupa, na bebida, nos bens supérfluos, cultivar a simplicidade, viver de maneira simples. Menos consumismo, mais solidariedade e partilha.
5. “A Quaresma é tempo propício para procurar, não evitar, quem passa necessidade; não ignorar quem deseja atenção e uma boa palavra; para visitar, não abandonar, quem sofre a solidão”. (Papa Francisco)
6. “Através das práticas do jejum, da esmola e da oração, expressões do empenho de conversão, a Quaresma educa para viver de modo cada vez mais radical o amor de Cristo” (Papa Bento XVI).
7. A Quaresma chama-nos a repor a nossa fé e esperança no Senhor. Não nos cansemos de fazer o bem; porque, a seu tempo colheremos os frutos, se não tivermos esmorecido. Portanto, enquanto temos tempo, pratiquemos o bem para com todos. (Gal 6, 9-10a)
8. A Quaresma é um verdadeiro retiro espiritual que nos leva a uma profunda peregrinação interior, redescobrir o nosso lugar interior e ordenar as nossas paixões.
9. A Campanha da Fraternidade é sinônimo de comunhão, conversão e partilha. “Fraternidade e Educação” é o tema oficial da campanha, com o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31, 26).
10. Quaresma é tempo de voltar para Deus. “Diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo”. (Jl2, 12)
Quer receber notícias da Diocese de Joinville pelo WhatsApp?
Clique aqui e se inscreva na nossa lista de transmissão.
Clique aqui e se inscreva na nossa lista de transmissão.
Fonte Padre Adalberto Donadelli Júnior