29º Grito dos Excluídos e Excluídas
Concentração terá o tema "Vida em Primeiro Lugar" e será na Paróquia São Miguel Arcanjo, Paranaguamirim
02.08.2023 - 16:14:58
Neste ano, no feriado do dia 7 de setembro, acontece mais uma edição do Grito dos Excluídos e Excluídas, que terá como tema “Vida em Primeiro Lugar” e o lema “Você tem fome e sede de que?”.
Confira detalhes da programação na nossa diocese:
Data: 7 de setembro de 2023Horário: das 14h às 17h30Local: Paróquia São Miguel Arcanjo, Paranaguamirim (Rua Paulo Roberto Anastácio, 1170).
A Paróquia São Miguel Arcanjo, por meio da Padaria Comunitária Pão Nosso, fará lanche aos participantes do Grito dos Excluídos. Como contrapartida é sugerida a doação de ingredientes. Podem ser doados leite, óleo de cozinha, dúzia de ovos, banha, margarina e pacote de fermento.
O que é o Grito dos Excluídos e Excluídas
Mais do que uma articulação, o Grito é um processo, é uma manifestação popular carregada de simbolismo, que integra pessoas, grupos, entidades, Igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos. Ele brota do chão, é ecumênico e vivido na prática das lutas populares por direitos. A proposta não só questiona os padrões de independência do povo brasileiro, mas ajuda na reflexão para um Brasil que se quer cada vez melhor e mais justo para todos os cidadãos e cidadãs. Assim, é um espaço aberto para denúncias sobre as mais variadas formas de exclusão.
Entre as motivações que levaram à escolha do dia 7 de setembro para a realização do movimento, está a de fazer um contraponto ao Grito da Independência. O primeiro Grito dos Excluídos foi realizado em 7 de setembro de 1995 e ecoou em 170 localidades. Ele teve como tema “A vida em primeiro lugar” e, a cada ano, o Grito tem um tema diferente, nacional, que pode ser utilizado regionalmente, a partir da conjuntura e da cultura local. As manifestações são múltiplas e variadas, de acordo com a criatividade dos envolvidos.
Quer receber notícias da Diocese de Joinville pelo WhatsApp?
Clique aqui e se inscreva na nossa lista de transmissão.
Clique aqui e se inscreva na nossa lista de transmissão.
Fonte Assessoria de Comunicação da Diocese de Joinville