Candidatos a diáconos recebem ministérios do leitorato e acolitato
Missa acontecerá na próxima sexta-feira (28 de julho) em Joinville
24.07.2023 - 15:25:02
Nove candidatos ao diaconado permanente serão instituídos leitores e acólitos no próximo dia 28 de julho. A Missa, presidida por Dom Francisco Carlos Bach, será realizada na comunidade Cristo Rei, localizada na rua Boehmerwald, 1772, às 19h30. Os candidatos que receberão estes ministérios se preparam para, em dezembro, serem ordenados diáconos permanentes.
Quem são os candidatos ao diaconado:Eliseu Fernandes - Paróquia São Miguel Arcanjo, ParanaguamirimJaison Ricardo Nunes - Paróquia Senhor Bom Jesus, AventureiroLourival José Tomaselli - Paróquia São Vendelino, SchroederMaicon Luis Cardozo - Paróquia Paroquial Nossa Senhora de Belém, BoehmerwaldPedro Amancio - Paróquia Santa Luzia do Paranaguamirim, ParanaguamirimRodrigo Raimondi - Paróquia Paróquia Nossa Senhora de Belém, BoehmerwaldSilvano Gomes - Paróquia Santuário Senhor Bom Jesus, AraquariValdecir Carlos Clasen - Paróquia São João Batista, Jardim IririúWanderley Pedro Venancio - Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Glória
O que são o ministério do leitorato e acolitato:O Motu-proprio Ministeria Quaedam, do Papa Paulo VI, trata do que se costumava chamar de ordens menores e do subdiaconado na Igreja Latina. É neste documento que estão delimitadas as funções e critérios sobre o leitorato e acolitato.
A instituição ao leitorato confere aos candidatos o papel de leitores oficiais das Sagradas Escrituras durante as assembleias litúrgicas, como a Missa e outras celebrações sagradas. Eles serão responsáveis por proclamar as leituras bíblicas, exceto o Evangelho, recitar o salmo quando necessário, anunciar as intenções da oração universal, dirigir o canto e preparar os fiéis para a recepção dos Sacramentos. Além disso, poderão auxiliar na formação de outros leitores temporários para as ações litúrgicas.
Por sua vez, a instituição ao acolitato confere aos candidatos o papel de auxiliar os diáconos e servir os sacerdotes durante as ações litúrgicas, especialmente na celebração da Missa. Eles também poderão distribuir a Sagrada Comunhão como ministros extraordinários, quando necessário, e em circunstâncias extraordinárias expor o Santíssimo Sacramento para adoração dos fiéis. Contudo, não terão a permissão de dar a bênção ao povo.
Os candidatos têm se preparado com zelo e dedicação para desempenhar essas importantes funções no serviço da Igreja e no acompanhamento pastoral das comunidades em que atuam. A instituição ao leitorato e acolitato é mais um passo em direção ao diaconado permanente, quando poderão dedicar-se ainda mais à evangelização e ao serviço aos irmãos e irmãs em Cristo.
Quer receber notícias da Diocese de Joinville pelo WhatsApp?
Clique aqui e se inscreva na nossa lista de transmissão.
Clique aqui e se inscreva na nossa lista de transmissão.
Fonte Assessoria de Comunicação