Centro das Juventudes inicia as atividades
O centro foi idealizado por jovens e contou com o apoio da Adipros
26.10.2021 - 11:46:03

O Dia Nacional da Juventude 2021, realizado em 24 de outubro, foi marcado por vários momentos para todos os jovens da Diocese de Joinville, mas um dos mais especiais foi o lançamento do Centro Diocesano das Juventudes!
O nome no plural é uma das formas de representar que o centro é para todos, sem distinção alguma, e que os organizadores e voluntários estão de braços abertos para acolher todos que sentirem necessidade.
Durante a Live, Pierre Patrick, que faz parte da equipe que idealizou e colocou em prática este projeto, declarou que as atividades do centro estão iniciadas. “Depois do tempo de pandemia em que vimos o isolamento social acontecer, as palavras do nosso Papa nunca fizeram tanto sentido em nosso coração como a cultura do encontro que ele nos convoca. Nós queremos como juventude, como Igreja, promover um espaço onde todos possam se encontrar”, disse durante a live.
Na foto, Heloísa Linhares, secretária do Setor Juvenil e Pierre Patrick, parte da equipe organizadora do Centro das Juventudes
O Centro das Juventudes não será um local de acolhimento só para os jovens, mas também para aqueles que convivem com eles, seja pai, mãe ou catequistas. Conforme Pierre, o objetivo é que o centro seja uma referência de local para pensar a juventude.
Em um primeiro momento, o espaço presencial será localizado em uma das salas da Cúria Diocesana, onde terá uma pessoa especializada para acolher e conversar com aqueles que precisarem. Este acolhimento pode acontecer a partir de qualquer necessidade, seja a dificuldade de superar um término de relacionamento, as incertezas na profissão ou no mercado de trabalho, como também outros tipos de dificuldades enfrentadas.
Em sua fala, Pierre respondeu algumas perguntas feitas pelos jovens que assistiam ao DNJ. Ele respondeu que o Centro não irá resolver todos os problemas das pessoas, mas que a intenção é de que juntos possam achar soluções para eles.
“Vamos fazer o que o Papa Francisco pede na Carta Evangelii Gaudium, um acompanhamento pastoral. Nós queremos te acompanhar e te dizer: jovem, você não está e nunca esteve só!”
O Centro das Juventudes é para todos os jovens da Diocese de Joinville. Neste início de caminhada com os jovens, o serviço oferecido serão plantões de acolhimento, onde jovens e adolescentes, bem como adultos com dificuldade em lidar com algum jovem, podem agendar um atendimento por mensagem no perfil do Instagram do centro, @centro.juventudes, ou podem entrar em contato com o Setor Juvenil e lideranças das diversas expressões juvenis da diocese, pois todos já estão preparados para direcionar à equipe coordenadora do projeto.
Logo do Centro das Juventudes
Para 2022, a intenção é que além dos plantões seja ofertado uma escola para líderes e assessores, com o intuito de formar lideranças católicas que atuem em frentes de evangelização com o público jovem, e também orientação profissional, proporcionando momento de reflexão e autoconhecimento na hora de escolher uma profissão.“Todo jovem será bem vindo, mas se você sentir no coração o chamado de ajudar, você pode se voluntariar e também acolher os jovens no Centro das Juventudes”, convidou Pierre.
Sem dúvidas, esse é um grande projeto pensado por jovens para tentar, de alguma forma, diminuir os impactos das dificuldades de tantos outros da nossa diocese. Para saber mais sobre o Centro, acompanhe o perfil do projeto no Instagram: @centro.juventudes.


Fonte Assessoria de Comunicação