Começa nesta segunda-feira a 58ª Assembleia Geral da CNBB
Pela primeira vez o evento será realizado em formato virtual, devido à pandemia de Covid-19
09.04.2021 - 17:21:38

A partir desta segunda-feira, 12 de abril, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estará reunida virtualmente para a sua 58ª Assembleia Geral. Segundo o artigo 27 do Estatuto Canônico da CNBB, a Assembleia é o órgão supremo da CNBB e “a expressão e a realização maiores do afeto colegial, da comunhão e corresponsabilidade dos Pastores da Igreja no Brasil”.
O encontro reúne todos os membros da CNBB, os quais são convocados a participar, e os bispos eméritos e não-membros, os quais podem ser convidados. São membros da CNBB, a partir da posse no ofício e enquanto ocupam: os bispos diocesanos; os bispos auxiliares; os bispos titulares; e os prelados das Igrejas orientais católicas. De acordo com levantamento da Secretaria Técnica da CNBB, atualizado em 7 de abril de 2021, atualmente a Igreja no Brasil conta com 309 bispos na ativa, os quais são membros da Conferência.
Adiada em 2020 por causa dos riscos com o novo coronavírus, a 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (AGCNBB) está confirmada para ocorrer de 12 a 16 de abril. Pela primeira vez o evento será realizado em formato virtual, devido à continuidade da pandemia de Covid-19.
A assembleia tem como tema central “Pilar da Palavra de Deus – Animação Bíblica da Pastoral”, proposto pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023). Mesmo sem a possibilidade de votação de um documento, será debatido o tema “Casas da Palavra – Animação bíblica da vida e da pastoral nas comunidades eclesiais missionárias”.
Com atividades pela manhã e à tarde, a 58ª Assembleia Geral da CNBB também vai tratar de vários outros temas, como a análise de conjuntura; o Ano Vocacional previsto para 2023; os anos temáticos de São José e Família Amoris Laetitia, convocados pelo Papa Francisco; o Colégio Pio Brasileiro, as Comissões, Organismos e Regionais; a criação do Regional Leste 3, as Edições CNBB, o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS); e a pandemia do novo coronavírus.
Durante a assembleia virtual os bispos também vão aprovar, como de costume, mensagens ao Papa Francisco, à Congregação para o Clero e ao povo brasileiro. Serão ainda apresentados os relatórios do presidente e o econômico.
Este também será o primeiro encontro do episcopado com a presença do novo núncio apostólico no Brasil, dom Giambattista Diquattro, que fará uma audiência virtual com os participantes. (Com informações da CNBB)
Leia mais sobre o assunto:
Fonte Assessoria de Comunicação