Coroinhas e acólitos recitam o terço em honra a São Tarcísio
Dia do padroeiro dos coroinhas e acólitos, 15 de agosto, foi lembrado em várias comunidades da Diocese de Joinville
17.08.2021 - 10:51:36

Coroinhas e acólitos se reuniram em várias comunidades da Diocese de Joinville no fim de semana de 14 e 15 de agosto para rezar o terço em devoção ao seu padroeiro, São Tarcísio. Segundo o padre Diego Afonso Ribeiro, referencial diocesano do Ministério de Coroinhas e Acólitos, “os coroinhas estiveram sem servir por um longo tempo, devido à pandemia, e aos poucos estão voltando. Desta forma, além de marcar o Dia do Padroeiro, foi uma oportunidade de coroinhas e acólitos se reencontrarem no grande grupo”.
O dia de São Tarcísio é comemorado todo 15 de agosto. Segundo relatos da Igreja Católica, Tarcísio era acólito do Papa Xisto II e sacrificou sua vida, aos 12 anos de idade, ao ser chamado para levar a Eucaristia aos cristãos presos.
Na época de seu nascimento, registrado em 263 d.C, em Roma, os cristãos romanos sofriam perseguição do imperador Valeriano. Eram capturados, torturados e presos. Enquanto esperavam a morte, pediam para receber o “Corpo de Cristo”, mas eram proibidos pelos guardas de fazer qualquer pratica cristã na prisão.
Tarcísio teria convencido o Papa Xisto II de que seria capaz de levar as hóstias aos prisioneiros. Mas enquanto se encaminhava para a prisão, um grupo de crianças descobriu que ele portava um objeto cristão e o espancaram até a morte. Mesmo sofrendo as agressões, o menino não largou as hóstias em nenhum momento.
O corpo de Tarcísio foi recolhido por um soldado romano que era simpatizante dos cristãos e o levou até as catacumbas para ser sepultado, finalizando a missão do jovem levando as hóstias aos cristãos presos. O corpo de São Tarcísio está na Basílica de São Silvestre, em Roma.
Oração de São Tarcísio“São Tarcísio, nosso padroeiro! Ajudai-nos a consagrar nossa vida a Deus. Ensinai-nos a servir Cristo e ao próximo, com firmeza, alegria, fé e dedicação. Pede por nós, ó São Tarcísio! Concede-nos saúde, vontade de viver e coragem para perseverar. Dá-nos disposição de viver como amigos e irmãos. São Tarcísio, coroinha-mártir, desperta em nós um grande amor a Cristo na Eucaristia. Fortalece nossa união e inspira nossos serviços à comunidade”.

Fonte Assessoria de Comunicação