Cúria Diocesana garante economia e sustentabilidade com energia solar
Sistema fotovoltaico para geração de energia alternativa foi instalado em janeiro deste ano no prédio da rua Jaguaruna
09.04.2021 - 09:43:02
Em cinco anos, os gastos da Cúria Diocesana de Joinville com energia elétrica ficarão zerados. Esta é a previsão do tempo de retorno do investimento feito em janeiro último com a instalação de um sistema fotovoltaico para geração de energia alternativa no prédio da rua Jaguaruna. A radiação solar está se convertendo em eletricidade, e a última tarifa já deixou evidente o tamanho da economia.
Além da instalação dos painéis, cabos e quadros elétricos, a empresa fornecedora dos painéis solares também cuidou do processo de homologação junto à Celesc, que fez a vistoria do inversor e trocou o medidor no dia 19 de janeiro.
Economia e sustentabilidade levaram a Cúria Diocesana de Joinville a buscar uma nova forma de geração de energia. Foram meses de estudo, negociação e preparação, lembram o gestor administrativo da Diocese, Daniel Hoss Schabarum, e o ecônomo diocesano, padre Fernando Maico Barauna.
“Tudo foi possível graças a uma parceria entre a Cúria Diocesana e uma empresa que nos assessora em relação a soluções em energia”, explica Daniel Hoss. O projeto está de acordo com as leis do setor e segue os requisitos de segurança exigidos pela concessionária de energia. A documentação necessária também foi inclusa no contrato de fornecimento. O sistema tem previsão de durabilidade de 25 anos e atende a 100% do consumo da Cúria.
“Em janeiro já tivemos um abatimento parcial na fatura, visto que o equipamento foi ligado praticamente no final do período de consumo. Já no mês de fevereiro foi ejetada energia em todo período de leitura”, comemora o ecônomo da Diocese (na foto abaixo, padre Fernando aciona o novo sistema).
Padre Fernando cita um trecho da encíclica “Laudato Si” (Louvado Sejas), do Papa Francisco, na qual o Santo Pontífice faz um apelo pela união global contra a degradação ambiental, para evidenciar o principal porquê desta iniciativa da Cúria Diocesana: “O meio ambiente é um bem coletivo, patrimônio de toda a humanidade e responsabilidade de todos. Quem possui uma parte é apenas para a administrar em benefício de todos”.
Paróquias também aderem
A Cúria Diocesana, além de investir na geração própria de energia elétrica, está colaborando com paróquias interessadas para que estas também façam o investimento com a empresa parceira. “Algumas já aderiram e estão colhendo os benefícios. Outras estão em fase de estudos e implementação”, informa padre Fernando.
Entre as paróquias que já implantaram o sistema fotovoltaico estão: Nossa Senhora de Fátima, do Itaum; São Francisco de Assis, do Ademar Garcia; São Francisco de Assis, do Saguaçu; Senhor Bom Jesus, do Aventureiro; Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do Costa e Silva; Senhor Bom Jesus, de Guaramirim; São José, de Mafra; e São Sebastião, de Jaraguá do Sul.
“Além de colaborar com a preservação do meio ambiente e a economia de recursos, a Diocese deseja conscientizar os fiéis sobre a necessidade de novas fontes de energia e incentivá-los a investir nesta iniciativa em suas residências e empresas”, completa padre Fernando (arte abaixo mostra como funciona o sistema fotovoltaico).
(Fotos: Divulgação / TAB Energia)
Quer receber notícias da Diocese de Joinville pelo WhatsApp?
Clique aqui e se inscreva na nossa lista de transmissão.
Clique aqui e se inscreva na nossa lista de transmissão.
Fonte Assessoria de Comunicação