Diocese convida a rezar pela Pátria e fazer gesto concreto de doação
Data que marca a independência do Brasil também está ligada ao “Grito dos Excluídos”, que neste ano, na 27ª edição, tem como tema “A vida em primeiro lugar”
03.09.2021 - 15:11:56
O dia 7 de setembro, data que marca a Independência do Brasil, também está fortemente ligado ao “Grito dos Excluídos”, que surgiu em 1994 inspirado no tema da Campanha da Fraternidade de 1995 - “A fraternidade e os excluídos”. Em 2021, o 27º Grito dos Excluídos tem como tema “A vida em primeiro lugar” e lema “Na luta por participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda já!”
Na Diocese de Joinville, leigos e leigas, padres e religiosos de diferentes Igrejas se unem por uma única causa: dar voz e visibilidade às pessoas que estão à margem da sociedade, os excluídos.
Oração pela Pátria
Padre Gélio Silva do Nascimento, coordenador diocesano de Pastoral, convida as comunidades a fazerem uma oração pela nossa Pátria neste 7 de setembro: “Acenda uma vela em sua casa, reúna-se com a sua família e faça uma oração pelo Brasil”.
O sacerdote lembra que o “Grito dos Excluídos” é um dia de luta pelos que são deixados à margem pelo poder público e pela sociedade em geral. “Muitos são os excluídos de nossa sociedade: moradores em situação de rua, indígenas, negros, idosos, pessoas com deficiência...”, destaca.
Segundo ele, a diocese tem se preocupado com esses grupos através de obras sociais e pastorais “como o Lar Betânia, a Pastoral da Pessoa Idosa, a comunidade Eis me Aqui, que cuida de pessoas em situação de rua, a Pastoral Indigenista e tantas outras inciativas”.
Gesto concreto: doe alimentos e roupas
Neste ano, na maioria das cidades não haverá desfile de 7 de setembro nem o “Grito dos Excluídos” de forma presencial. “Como diocese convidamos você a fazer um gesto concreto pelos excluídos. De 8 a 10 deste mês, doe alimentos e roupas em sua paróquia e na Cúria Diocesana (rua Jaguaruna, 147, Centro de Joinville), pois, desta forma, estaremos ajudando tantas famílias carentes de nossos bairros”, solicita padre Gélio.
“Que Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, interceda pelo nosso país”.
Quer receber notícias da Diocese de Joinville pelo WhatsApp?
Clique aqui e se inscreva na nossa lista de transmissão.
Clique aqui e se inscreva na nossa lista de transmissão.
Fonte Assessoria de Comunicação