Diocese de Joinville aprova plano diocesano de pastoral para próximos 10 anos
Projetos serão desenvolvidos a partir dos pilares Pão, Palavra, Caridade e Ação Missionária
19.09.2022 - 16:11:02
A Diocese de Joinville, reunida na 46ª Assembleia Diocesana de Pastoral, aprovou o plano diocesano de pastoral que deverá ser aplicado pelos próximos 10 anos. Cerca de 400 pessoas estiveram no auditório da Cúria Diocesana no último sábado (17 de setembro) para debater, propor e aprovar os projetos. Os participantes representam as pastorais e movimentos eclesiais, paróquias, comunidades de vida, congregações religiosas, seminaristas, diáconos e padres. Até 2032 os trabalhos pastorais em toda a diocese deverão seguir o plano que está organizado a partir dos pilares Pão, Palavra, Caridade e Ação Missionária, em sintonia com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da CNBB.
Dom Francisco Carlos Bach, bispo de Joinville, explicou durante a 46ª Assembleia Diocesana de Pastoral que o plano diocesano aprovado expressa um conjunto de metas, mas não uma coisa fixa. Segundo nosso bispo, a partir do plano, vão se construindo caminhos para que seja possível alcançar as metas estabelecidas. Dom Francisco também ressaltou que a essência da Igreja é a unidade, motivando todos a somarem esforços para realização do plano diocesano de pastoral aprovado.
(Veja a galeria de fotos completa ao final da matéria)
Cada pilar do plano diocesano de pastoral conta com três projetos que se desdobram em objetivos para paróquias, comarcas e secretariado diocesano de pastoral. Para o ano de 2023, o foco será na execução de um projeto por pilar. O pilar da Palavra começará pelo projeto Formação Bíblica; o pilar do Pão pela Formação Litúrgica; o pilar da Caridade pelo projeto Missionários da Caridade; e o pilar da Ação Missionária terá início pelo projeto que trata dos Conselhos Missionários Pastorais Paroquiais.
Todos esses projetos são orientados pelo objetivo geral do plano diocesano de pastoral: “Evangelizar, no contexto Norte Catarinense cada vez mais urbano, pelo anúncio da Palavra de Deus, formando discípulos e discípulas de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da Casa Comum e testemunhando o Reino de Deus rumo à plenitude”. E têm como lema: “Eles eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações” (At 2,42).
Conheça os projetos de cada pilar:Pilar da Palavra- Projeto 1: Formação Bíblica- Projeto 2: Leitura Orante- Projeto 3: Iniciação à Vida Cristã e GBR
Pilar do Pão- Projeto 1: Formação Litúrgica- Projeto 2: Espiritualidade Litúrgica- Projeto 3: Missionários da Oração
Pilar da Caridade- Projeto 1: Pastorais Sociais- Projeto 2: Missionários da Caridade- Projeto 3: Cuidar da Casa Comum
Pilar da Ação Missionária- Projeto 1: Comunidades Eclesiais Missionárias- Projeto 2: Conselhos Missionários Pastorais Paroquiais- Projeto 3: Missão Permanente
Veja também: vídeo com a memória da Ação Evangelizadora na Diocese de Joinville desde a última Assembleia Diocesana de Pastoral.
A 46ª Assembleia Diocesana de Pastoral contou com dois momentos centrais: a exposição dos quatro pilares que norteiam o plano e o debate e aprovação pelos participantes. O plano diocesano de pastoral aprovado vinha sendo construído desde 2020 e teve contribuição de diversas instâncias como Grupo de Reflexão Pastoral (GRP), Conselho de Presbíteros, reunião geral do clero, Conselho Diocesano de Pastoral, 6 Conselhos Comarcais de Pastoral e também a Assembleia Diocesana de Pastoral de 2021. Esse trabalho de mais de dois anos foi apresentado na assembleia de pastoral pelo padre Luciano dos Santos, Luciara Baraúna, padre Fábio Almeida e diácono Flávio Rodrigues de Andrade. Além dos objetivos apresentados, o plano diocesano de pastoral ganhou nove inclusões propostas pelos participantes da assembleia.
Conforme afirmou Dom Francisco Carlos Bach, a assembleia diocesana é um grande momento de celebração. “É um grande momento de dizer ‘obrigado, Senhor’. É uma celebração da vida da diocese. Não é um momento exatamente de começar todo o trabalho, mas é o coroamento”, explicou Dom Francisco. Segundo nosso bispo, a Assembleia Diocesana de Pastoral interessa e compromete a todos e o plano aprovado é de toda e para toda a diocese.
Planos paroquiais de pastoralConforme orienta o manual de organização dos Conselhos Missionários Pastorais, após a aprovação do plano diocesano de pastoral, cada paróquia deverá elaborar seu plano paroquial de pastoral. À luz do plano diocesano, cada Conselho Missionário Pastoral Paroquial (CMPP) deve estudar e refletir a realidade paroquial para elaboração do seu plano pastoral que deve ter a mesma duração do plano diocesano.
O manual de organização dos CMPP e CMPC orienta algumas ações para o processo a ser feito nas paróquias. O CMPP deve estudar o plano diocesano de pastoral, observando como viver na paróquia a unidade a partir das prioridades diocesanas. O CMPP também precisa fazer o plano diocesano ser conhecido pelos membros dos CMPC, além de motivar o surgimento de propostas, previamente, para elaboração do plano pastoral paroquial. A partir das sugestões, o CMPP deve montar um pré-projeto que será amadurecido até a assembleia paroquial para aprovação.
Todos os detalhes sobre o plano paroquial de pastoral e a realização das assembleias paroquiais estão na PARTE III do manual de organização dos conselhos missionários pastorais.
Confira todas as fotos da 46ª Assembleia Diocesana de Pastoral, no link https://bit.ly/Fotos-Assembleia
Quer receber notícias da Diocese de Joinville pelo WhatsApp?
Clique aqui e se inscreva na nossa lista de transmissão.
Clique aqui e se inscreva na nossa lista de transmissão.
Fonte Assessoria de Comunicação
Fotógrafo Júlia de Almeida