Diocese de Joinville completa 94 anos neste domingo
Missa vai ser celebrada na Catedral São Francisco Xavier
15.01.2021 - 16:40:58
Neste domingo (17), a Diocese de Joinville completa 94 anos de fundação. O documento de criação, assinado pelo Papa Pio XI também criou a Diocese de Lages e a Arquidiocese de Florianópolis.
Para marcar a data, uma Missa será presidida pelo padre Adenir José Ronchi, que é o Vigário Geral da diocese. A celebração vai ser domingo (17) na Catedral São Francisco Xavier, às 19h. Haverá transmissão ao vivo pelas redes sociais da Catedral e da Diocese de Joinville e pela Rádio Arca da Aliança.
O primeiro bispo da Diocese de Joinville foi Dom Pio de Freitas, que chegou a cidade dois anos após o anúncio da criação. Nos registros históricos é possível encontrar relatos de como foi a chegada de Dom Pio a Joinville. Antes de assumir este bispado, Dom Pio era reitor no Seminário Arquiepiscopal de Diamantina. No Livro do Tombo da Catedral São Francisco Xavier há a informação que assim que a notícia chegou em Joinville, além da imprensa e autoridades os fiéis também foram comunicados na Missa de domingo. Um detalhe curioso é que o sino da igreja tocava a cada quinze minutos, como sinal de alegria pela notícia.
Atualmente dezoito municípios pertencem à Diocese de Joinville: Joinville, Garuva, Itapoá, Itaiópolis, Mafra, Campo Alegre, Rio Negrinho, São Bento do Sul, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, Schroeder, Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, São Francisco do Sul e São João do Itaperiú. São 65 paróquias divididas em seis comarcas e mais de 500 comunidades.
Dom Francisco Carlos Bach, bispo da Diocese de Joinville comentou sobre a alegrias de celebrar a data. “Relembrar o passado, agradecer todas as pessoas que construíram a história até agora e nos lançarmos para o futuro. Temos planos de evangelização e organização, mas sem a graça de Deus nada podemos. Foi a graça do Senhor que nos trouxe até aqui. Ela nos dá força no momento presente e nos sustentará no futuro. Caminhamos agora rumo ao centenário”, concluiu Dom Francisco.
Clique aqui e se inscreva na nossa lista de transmissão.