Diocese de Joinville debate o novo Plano Diocesano de Pastoral
Reunião do Conselho Diocesano de Pastoral foi online
07.11.2020 - 11:22:03
A Diocese de Joinville reuniu-se remotamente para o 2º Conselho Diocesano de Pastoral na manhã deste sábado (7/11). Dom Francisco Carlos Bach, bispo diocesano, padre Everton Klapouch, coordenador diocesano de pastoral, padres, diáconos, coordenadores diocesanos de pastoral e movimentos eclesiais iniciaram o encontro com um momento de oração. Na sequência dom Francisco falou sobre as atividades em 2020. “Provamos que amamos a Deus encontrando maneiras para que cada um possa servir a Deus. A diocese não parou. Quantas coisas boas, quanto trabalho, cada um encontrou um jeito de levar a sua missão mesmo durante esse período de pandemia”.
O ponto alto do encontro foi a apresentação do texto mártir do Plano Diocesano de Pastoral que está sendo desenvolvido. O documento deve ser apresentado em 2021 para aprovação na Assembleia Diocesana de Pastoral. “A ideia não é que este documento substitua trabalhos que já vêm sendo realizados, mas que com base nesse plano a igreja possa olhar com mais atenção para algumas questões. O plano está dividido em quatro pilares: Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária”, argumentou padre Everton.
O Plano Diocesano de Pastoral incentiva as comunidades eclesiais. Dom Francisco fez uma reflexão que amplamente podemos pensar em comunidades eclesiais missionárias como nossas nossas igrejas, paróquias, mas precisamos entender que esse grupo pode ser de amigos, categorias profissionais, entre outros. Todos somos chamados a ser evangelizadores independentemente dos locais onde estamos.
Durante a reunião, padre Fernando Barauna, ecônomo da diocese, também explicou sobre o trabalho que vem sendo organizado pela Associação Diocesana de Promoção Social (Adipros), as expectativas para o próximo ano e também falou a respeito da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). No primeiro semestre de 2021, a Diocese de Joinville deve ter um manual com orientações.
Uma prévia do cronograma para o próximo ano foi apresentado aos coordenadores. As pastorais ainda vão enviar as datas de atividades. Em decorrência da pandemia, as atividades presenciais ainda serão restritas no primeiro semestre de 2021. O cronograma final deve ser divulgado no site da Diocese de Joinville em dezembro.
Antes de encerrar a reunião, dom Francisco comunicou aos conselheiros a saída das irmãs Terezinha Maria Mocellin e Celestina Zardo da coordenação da Catequese e a chegada do padre Dalcio Bonomini que assume a função de coordenador em fevereiro de 2021. As irmãs agradeceram por todos os anos de trabalho na Diocese de Joinville e pediram que a atenção continue para que a Catequese siga o processo de iniciação à vida cristã. “Cuidem dos catequistas”, disse irmã Tina. As Irmãs Catequistas Franciscanas contribuem com a Diocese de Joinville desde 1967. Irmã Tina está em Joinville há 28 anos e irmã Terezinha há 11 anos.
Outra alteração é na coordenação diocesana de pastoral que a partir de fevereiro de 2021 passará para a responsabilidade do padre Gélio Silva do Nascimento. O sacerdote permanecerá também na Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, no bairro Boa Vista, em Joinville. Padre Everton, atual coordenador diocesano de pastoral, aproveitou para agradecer a parceria e o trabalho de todos e encerrou dizendo que a amizade continua.
O próximo encontro do grupo deve ser ainda de forma online e está previsto para março do próximo ano.
Clique aqui e se inscreva na nossa lista de transmissão.