Frei Sidney Damasio Machado lança o livro Ver para Crer em Joinville
Obra marca os 25 anos de vida religiosa do autor, que estará neste sábado na Paróquia São Francisco de Assis, do Adhemar Garcia
01.12.2021 - 23:41:20
O frei capuchinho Sidney Damasio Machado, que nasceu em Joinville e reside atualmente em Curitiba, estará neste fim de semana em sua cidade natal. No sábado, 4 de dezembro, ele vai lançar o livro “Ver para Crer – Um percurso espiritual artístico e simbólico”. Será às 19h30, na Paróquia São Francisco de Assis. A obra marca os 25 anos de vida religiosa do frei, completados em janeiro de 2021.
Segundo o autor, o livro é um retiro espiritual e trata da fé por meio de imagens. “Ele condensa uma experiência de vários anos pregando em retiros espirituais. A obra tem 12 capítulos; na verdade, são 12 meditações”. Frei Sidney explica que uma das especificidades da obra é ser um retiro, um percurso espiritual e de oração que leva a um exercício de interiorização. “Outro diferencial é que une fé, espiritualidade, arte e linguagem simbólica, que são meus campos de competência, além da psicologia”.
Com uma linguagem bastante acessível, “sem pesar para quem está lendo”, pois o frei quer ser entendido e não complicar a vida dos leitores, o conhecimento que está por trás de todas as imagens usadas no livro oferece “uma experiência sólida do ponto de vista teológico e também da antropologia e das ciências humanas”. Desta forma, destaca o escritor, é possível fazer uma experiência espiritual que seja totalizante, com a espiritualidade não sendo teoria, “mas algo concreto, prático e que toca nossa corporeidade”.
Frei Sidney Damasio Machado tem doutorado em Teologia com especialização em espiritualidade, mestrado em Teologia Espiritual e especialização em Bens Culturais da Igreja, todos pela Pontificia Università Gregoriana, na Itália; especialização em Psicopedagogia e bacharelado em Teologia e Filosofia, estudos realizados no Brasil. Antes de começar as especializações que o levaram à construção de “Ver para Crer”, Sidney Damasio Machado fez, entre 1988 e 1991, o ensino profissional de nível técnico na Escola Técnica Tupy, em Joinville, onde nasceu em 1972.
Uma generosa partilha
O prefácio do livro é de Dom Ruberval Monteiro (OSB), que escreve:
“Nosso autor fez um belíssimo percurso, do qual este livro é uma generosa partilha. Começando pelo interesse sobre a beleza das imagens antigas, foi entrando pouco a pouco no mundo da linguagem simbólica, tão desvalorizada por um lado e tão abusada por outro, buscando fundamentos sólidos nos grandes estudos multidisciplinares do século XX e XXI. Sua tese de doutorado na Universidade Gregoriana é uma delicada e forte contemplação da pessoa de São Francisco através de seu vocabulário, comum ao seu tempo, mas esquecido nos séculos seguintes, e oferece-nos uma nova luz sobre os escritos deste santo medieval que se mantém atualíssimo justamente pelos símbolos profundos escondidos detrás das palavras”.
Dom Ruberval Monteiro prossegue:
“(…) As pregações de Frei Sidney são um bálsamo humanizante que abre as portas de nossos sentidos para deixar entrar o Mistério da Graça. A organização em doze capítulos já é simbólica em si mesma, pois retoma o tema dos doze meses do ano, este percurso que a terra faz ao redor do sol em 360º, como a girar em torno a Cristo, o verdadeiro sol de nossa vida, oferecendo-nos diferentes e complementares pontos de vista do mesmo Mistério, que além de não se esgotarem, permitem múltiplas e riquíssimas leituras, coisa que somente a linguagem simbólica permite”.
Quer receber notícias da Diocese de Joinville pelo WhatsApp?
Clique aqui e se inscreva na nossa lista de transmissão.
Clique aqui e se inscreva na nossa lista de transmissão.
Fonte Albertina Camilo / Assessoria de Comunicação