Joinvilense faz profissão religiosa em Roma
Missa poderá ser acompanhada pelo facebook, na madrugada de domingo
25.06.2020 - 15:15:58
A joinvilense Mery Elizabeth de Sousa, a caçula entre as três filhas de Manuel e Ivonete de Sousa, vai celebrar a profissão perpétua na congregação das Irmãs Paulinas, em Roma. A santa Missa é neste domingo, dia 28 de junho, às 9 horas no horário da Itália e às 4 horas da madrugada no Brasil. A vocação da irmã Mery surgiu no auge de seus 15 anos quando frequentava o grupo de jovens Kairós (tempo de graça) na paróquia São Francisco de Assis, no bairro Adhemar Garcia, em Joinville. “Faço questão de citar o nome do grupo Kairós, porque para mim foi um tempo especial da graça de Deus em minha vida cristã”, comentou a religiosa.
Após dez anos de preparação entre aspirantado, postulantado, noviciado e os primeiros votos na congregação das Irmãs Paulinas no Brasil, a irmã Mery foi à Roma preparar-se durante 4 meses para a profissão religiosa perpétua, com a intensão de voltar ao Brasil e celebrar seus votos definitivos na sua comunidade de origem, em Joinville. Inclusive a paróquia já estava se mobilizando para organizar uma semana vocacional, a confraternização e os ensaios dos cânticos da Missa para acolher a ilustre filha da comunidade. Mas, impossibilitada de retornar ao Brasil por causa do fechamento dos aeroportos em decorrência da pandemia da Covid-19, a religiosa vai celebrar esse momento inesquecível em sua vida longe de sua terra, amigos e familiares. A participação dos conterrâneos será espiritual e online pela live da missa que será transmitida pelo facebook.com/FSPsicom.
Além da irmã Mery, outras três brasileiras irão professar os votos perpétuos: irmã Daiane, de Brasília, irmã Gizely, do Maranhão e irmã Aucilene de Pernambuco.
O carisma das Irmãs Paulinas
As Filhas de São Paulo, conhecidas como Irmãs Paulinas, são chamadas e consagradas para anunciar o Evangelho com os meios de comunicação social. A congregação foi fundada em 1915, na cidade de Alba, na Itália, pelo Bem-aventurado padre Tiago Alberione.
O nome “Paulinas” vem do Apóstolo São Paulo, que foi escolhido por padre Alberione, como protetor e inspirador da vida e missão das irmãs.
A Congregação das Irmãs Paulinas possui um carisma moderno de evangelizar com a mais avançada tecnologia disponível, desenvolve seu trabalho com os meios de comunicação social.
Certamente você já se deparou muitas vezes com a logomarca da Paulinas e se perguntou: “Quem estará por trás deste símbolo?” São centenas de mulheres consagradas a Deus, que entregaram a sua vida a serviço de uma mensagem que constrói a paz, faz a união e promove a fraternidade: a mensagem cristã, a Boa-Nova de Jesus Cristo.
Os tempos mudaram. Os púlpitos, os locais de onde se proclama a mensagem de Jesus não são, hoje, somente as igrejas, mas também os microfones, as câmeras. É a mensagem de Deus, como dizia padre Alberione, em forma de ondas sonoras, de sulcos magnéticos, de imagens em movimento, de papel impresso e de fibra ótica.
Se as pessoas, hoje, não vêm mais às igrejas, a Igreja deve ir até as pessoas, por meio dos modos que a cultura e a sociedade apreciam e dos quais dispõem; e esses modos são a TV, o rádio, o jornal, a revista, o livro, a música, o filme, o computador, a internet. Essa foi a grande intuição e ação de padre Alberione e continua sendo a ação profética de cada Irmã Paulina na Igreja.
A espiritualidade das Irmãs Paulinas é centralizada em Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, é a fonte que sustenta vida consagrada e a missão. A Palavra de Deus e a Eucaristia alimentam cotidianamente e iluminam modo de ser e agir das irmãs no mundo. Através dos momentos de oração diária, pessoal e comunitária, da celebração Eucarística e da meditação da Palavra de Deus, orientam suas vidas e missão para o anúncio do Evangelho.
Em Maria, Mãe, Mestra e Rainha dos Apóstolos, a primeira comunicadora de Jesus, as religiosas têm o modelo de mulher apóstola que gera e dá Jesus ao mundo.
Em breve...
Clique aqui e se inscreva na nossa lista de transmissão.