Jovem da Diocese de Joinville participa de evento com o Papa Francisco
24.11.2020 - 17:03:21

Eliza Hostin, moradora de São Francisco do Sul, participou do evento Economia de Francisco e escreveu um depoimento sobre como foi o encontro.
Nos dias 19, 20 e 21 de novembro aconteceu o evento Economia de Francisco, de forma totalmente online. Desde o lançamento do convite do Papa Francisco, em maio de 2019, jovens do mundo todo começaram a se articular para repensar a economia global, para que seja uma economia a favor da vida. O encontro online foi a coroação e a celebração de um lindo trabalho que vem se desenvolvendo há mais de um ano aqui no Brasil e em todo o mundo.
O evento estava inicialmente programado para março deste ano, na cidade de Assis, Itália, mas por conta da crise sanitária da Covid-19, precisou ser totalmente reformulado. Apesar das restrições impostas pelas interações online, o evento foi pura inspiração, conexão, proximidade.
Assim como a nova economia precisa ter alma, precisa valorizar as relações, a espiritualidade, o cuidado com a criação, em especial os mais vulneráveis, também vimos isso na organização do encontro. O evento foi verdadeiramente organizado de jovens para jovens, equilibrou vozes de diferentes lugares do mundo, homens e mulheres, valorizou o sutil, as artes, as peculiaridades de cada território, as emoções.
Ao longo de todo o evento fomos convidados a nos conectar com a figura de São Francisco de Assis e seu legado, por meio de visitas online a pontos importantes de Assis, como Santuário da Espoliação, Santuário de Rivotorto e Basílica de Santa Clara. As visitas foram seguidas de momentos de meditação, guiados por perguntas que provocavam reflexões sobre a economia e o mundo que queremos, sobre nosso papel como agentes de mudança, sobre como somos uma rede viva e interconectada.
Tivemos também importantes momentos de interação com palestrantes seniores, como Jeffrey Sachs, Vandana Shiva, Kate Raworth, John Perkins, Leonardo Boff e Pe. Vilson Groh. Além de compartilhar sua experiência conosco, ouviram as propostas dos participantes do Economia de Francisco para transformar a economia e ofereceram incentivo, contribuições e sugestões de melhoria, um verdadeiro exemplo de co-criação intergeracional.
Ao final do evento, fomos brindados com uma mensagem do Papa Francisco. Além de agradecer por todo o trabalho e empenho dos jovens nesta jornada, nos incentivou a estar na liderança da criação de um novo sistema econômico, pois as decisões de hoje irão impactar nosso futuro. Papa Francisco nos lembrou da importância da ecologia integral, do cuidado com a casa comum e do cuidado com os mais vulneráveis. E nos disse também para sermos corajosos, pois somos muitos em todo o mundo!
Agora, como São Francisco de Assis um dia fez, saímos para reconstruir a casa comum, para criar um mundo mais justo, fraterno e solidário para todos os seres. Seguimos trabalhando para a Economia de Francisco! Paz e Bem.