Live nesta sexta-feira explica como será a Jornada Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas
Às 19h, no canal do YouTube da Pastoral da Pessoa Idosa, podem ser tiradas dúvidas sobre as atividades que serão realizadas de 19 a 25 de julho
02.07.2021 - 16:15:55

Nesta sexta-feira, 2 de julho, às 19h, a Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) estará em seu canal no YouTube para uma live ao vivo. Participam do encontro virtual o Dr. Vittorio Scelzo, do Vaticano, o Dr. Alexandre Kalache, especializado em temáticas que envolvem o envelhecimento, e a irmã Terezinha Tortelli, coordenadora de relações institucionais da PPI. Eles darão detalhes sobre a 1ª Jornada Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas convocada pelo Papa Francisco e que vai ocorrer de 19 a 25 de julho. Coordenadores, líderes, facilitadores e voluntários da Pastoral da Pessoa Idosa estão sendo convidados para acompanhar a live. “Como estaremos ao vivo, vocês poderão tirar as dúvidas (sobre a jornada) na hora escrevendo no chat do YouTube”, explica irmã Terezinha.
Semana de celebrações
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vai promover uma semana de celebrações para marcar o 1º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Com eventos on-line, programa de rádio e uma missa dedicada às pessoas idosas, serão promovidos momentos para destacar a importância e a valorização dos idosos na Igreja Católica. O 1º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos foi convocado pelo Papa Francisco para 25 de julho deste ano.A série de eventos é uma iniciativa conjunta das Comissões Episcopais para a Vida e a Família e para a Juventude da CNBB e as Pastorais Familiar, Juvenil e da Pessoa Idosa. As lives serão transmitidas, entre os dias 19 e 25 de julho pelos canais da CNBB, da Pastoral Familiar e da Pessoa Idosa no Youtube.Esta é a primeira vez que a Igreja Católica celebrará o Dia Mundial dos Avós. O Papa Francisco instituiu a comemoração que deve ser celebrada a partir de agora, todos os anos, no último domingo de julho – próximo ao dia de Sant’Ana e São Joaquim, os avós de Jesus. O tema escolhido para a ocasião “Eu estou contigo todos os dias” (Mt 28,20) tem a finalidade de expressar a proximidade de Deus e da Igreja na vida de cada idoso, especialmente neste momento de pandemia.Para a ocasião, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida disponibilizou uma série de materiais para auxiliar nas atividades de celebração: o texto da Mensagem do Papa, uma sugestão de oração e um livreto com indicações pastorais, como sugestões para as homilias, memória das pessoas idosas mortas em consequência da Covid-19 e dicas para realização de visitas aos idosos.
Fonte Assessoria de Comunicação e Imprensa CNBB