Mês vocacional: Vocação Laical
Vanessa Freitas é leiga e é um dos rostos jovens que testemunham a vocação
25.08.2021 - 08:34:57

Participante do Grupo de Oração Jovem Renascer em Cristo, Vanessa de Oliveira tem 28 anos e descobriu sua vocação leiga durante as ativas participações na vida da Igreja. “Eu sempre estive presente de alguma forma, mas após receber o sacramento do Crisma senti o desejo de participar mais. Pela graça de Deus, ainda sem conhecer muito a minha fé, decidi participar com frequência das Missas”.Para ela, a vocação laical permitiu que crescesse como pessoa, mulher e profissional, bem como fez com que sua vida fosse ressignificada.
O início pode ser conturbado
No início não tinha muito a dimensão do que era a vocação do leigo na Igreja. No decorrer do tempo, fui obtendo uma melhor compreensão. Hoje, vejo que fui surpreendida e que estar a serviço em minha comunidade é uma graça de Deus!Por vezes não é fácil seguir nesse caminho. Cada período deste percurso tem suas dificuldades. Porém, com estes mesmos desafios somos convidados pelo próprio Senhor a viver este processo de santificação e de crescimento no amor a Deus!Tive uma experiência diferente de todas as outras coisas que vivi em minha vida e que deu cor aos meus dias. Dentro da vocação laical ainda tive a graça de crescer como pessoa, mulher, profissional, tive a graça de ganhar amigos que são amigos do próprio Cristo, e é nesta vocação que minha vida vai sendo ressignificada.
As dificuldades são normais
Com certeza, as dificuldades existem. Existirão dificuldades com os irmãos de caminhada, consigo mesmo, no discernimento de uma vocação, entre outras. Enfrentá-las faz parte desse itinerário e só conseguimos enfrentá-las bem aos pés de Jesus eucarístico. Ele, com certeza, é a solução para as adversidades que venham a surgir.Posso citar algumas coisas que acabaram sendo luzeiro em minha vida neste percurso. Meus amigos, principalmente aqueles que iniciaram esta caminhada antes de mim, são pessoas com as quais aprendi e aprendo muito, principalmente a ter uma firme decisão. Conto também com a inspiração da vida dos santos. São João Paulo II e Santa Teresa D”Avila são amigos no céu que me inspiram.
A juventude está longe da Igreja?
Creio que, infelizmente, vivemos num mundo e principalmente em um momento onde nossa juventude é fortemente afetada. O mundo sofre por escolher viver longe de Deus. Creio que os jovens precisam acreditar novamente no Amor. Não em um amor que é facilmente anunciado nas redes sociais, mas, sim, num Amor que vai e nos leva além, capaz de transformar toda a nossa vida.É o Amor que nos impulsiona a seguir. Existe um Amor que dá Vida à nossa vida, sentido à nossa missão. Este Amor é vivo e é uma pessoa e é por Ele que nosso coração arde no serviço de uma vocação laical. Vale a pena abrir o coração ao novo de Deus!
Hoje, com a graça de Deus, percebo o cuidado de Deus também através do apoio das pessoas. O início é sempre mais difícil, até mesmo para a família entender as escolhas que você acaba fazendo, mas Deus vai cuidando também desses detalhes.
“Cristo vive e te quer vivo!”
Vale a pena dar o primeiro passo nesta caminhada. Há um Amor esperando apenas a abertura do nosso coração. É ao lado de Jesus que encontramos a verdadeira Alegria! É o próprio Senhor que nos conduz. Cristo vive e te quer vivo! Dê o primeiro passo!
Fonte Assessoria de Comunicação