No último final de semana, aconteceu o encontro da Pastoral Indigenista
O encontro teve como tema “conhecer a realidade indígena para comprometer-se”.
26.05.2022 - 16:12:12

No dia 21 de maio aconteceu o Encontro Diocesano da Pastoral Indigenista, na Paróquia São João Batista, no bairro Fátima. O tema deste dia formativo foi “conhecer a realidade indígena para comprometer-se”. O encontro tratou da questão indígena pela ótica das lutas travadas nestes 522 anos de resistência destes povos, ressaltando a diversidade linguística destes povos, bem como falando da parte de cada uma das 305 etnias presentes em território brasileiro.
O Encontro Diocesano da Pastoral Indigenista foi um acontecimento histórico porque possibilitou, pela primeira vez, a presença de três etnias indígenas. Participaram lideranças Guarani de quase todas as aldeias da região; Kaigang de Mafra; representantes da Comunidade Denim, oriundos do Amazonas, agora residentes no bairro Fátima; e integrantes da Pastoral da Rede-Luz.
O encontro possibilitou um espaço de diálogo entre a diocese, povos indígenas e sociedade. "A Igreja católica e a sociedade em geral são aliados dos direitos indígenas, direitos de demarcação das terras de educação, de saúde e outros. Também foi bom para o fortalecimento espiritual e político. Nosso povo precisa muito de apoio, de política social. Agradeço de coração por tudo que nosso povo tem recebido”, afirmou Leonardo Werá Tupã, professor da Aldeia Reta de São Francisco do Sul.
A Pastoral Indigenista agradece ao padre Gélio, Coordenador Diocesano de Pastoral, que se fez presente na abertura do encontro, ao padre Fabiano, diácono Vilardi e todas as pessoas da comunidade que os acolheram com tanto carinho.
Fonte Assessoria de Comunicação