Padre Luiz Bazzanella comemora 50 anos de sacerdócio
No domingo, 25 de julho, haverá a Missa de Ação de Graças pelo Jubileu de Ouro na Paróquia Santo Antônio
22.07.2021 - 16:35:28

No dia 24 de julho (sábado), o padre salesiano Luiz Bazzanella completa 50 anos de ordenação sacerdotal. O Jubileu de Ouro será comemorado no domingo (25), com Missa de Ação de Graças às 9 horas na Paróquia Santo Antônio, onde ele é vigário paroquial. Com o lema “Evangelizar os pequenos”, padre Luiz Bazzanella foi ordenado por Dom Afonso Niehues no dia 24 de julho de 1971, em Itajaí.
O sacerdote nasceu em 25 de março de 1942, em Rio do Sul (hoje Lontras). Aos 11 anos, foi para o Seminário Menor, no Colégio São Paulo. “Entrava no Colégio São Paulo no dia 25 de janeiro de 1955, um domingo. Os ‘colegiantes’, uniformizados de cáqui, lotavam a Matriz Santo Ambrósio para a missa solene do Apóstolo Paulo”, lembra.
Terminado o estudo ginasial, frequentou o noviciado em Pindamonhangaba. Daquela época, traz intensas recordações: “Para tomar o ônibus em Blumenau, passamos de Kombi na frente da casa da família. Não me foi permitido dizer ‘adeus’. Minha mãe me esperou com a luz de querosene acesa. O motorista só buzinou e seguiu. Ela apagou a lamparina e curtiu suas lágrimas por mim. Soube mais tarde que ela dissera: ‘Não o verei mais’. E acertou. Não nos revimos. Fiquei sabendo de seu falecimento e sepultamento no dia de Natal, em 1961. Ela me ensinara a rezar, a ter educação. A ouvir as pessoas. Minha vocação nasceu dela comigo”.
Luiz Bazzanella estudou um ano em Pindamonhangaba, quatro anos na Faculdade de Lorena, cursou Filosofia e Letras com grego. “Tive excelentes mentores, entre eles Carlos Leôncio, Antônio Carlos Ferreira, Júlio Comba, Walter Bini, Ugo Grecco, José Pereira Netto, Vicente Guedes...”, relata.
(Abaixo, foto da ordenação do padre Luiz Bazzanella, realizada no dia 24 de julho de 1971 em Itajaí)
Em sua autobiografia, padre Luiz destaca: “E vieram os votos de viver a vida evangelicamente na Congregação Salesiana para sempre. Quatro anos de estudos teológicos no Instituto Pio XI da Lapa (SP). Fui ungido sacerdote neste Parque Dom Bosco por Dom Afonso Niehues. Lema sacerdotal e programa de vida: ‘Evangelizar os pequenos’ (Lc 4,18)”.
Padre Luiz Bazzanella foi professor, conselheiro e administrador em seminários; capelão, pároco e vigário em cidades do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Desde 2013 é vigário paroquial na Paróquia Santo Antônio, em Joinville.


Fonte Albertina Camilo / Assessoria de Comunicação