Palavra do Bispo: A Bíblia é Palavra de Deus
Confira o artigo de Dom Francisco Carlos Bach para o mês de setembro de 2021
02.09.2021 - 08:45:03

Dom Francisco Carlos BachBispo da Diocese de Joinville
São tantos os "segredos" que Deus nos confia! Jesus Cristo nos apresentou o Papai do céu! É amoroso, nos acompanha, nos quer junto a si, nos envia seu Filho, nos reúne em Comunidade que o louva e acolhe. A Palavra de Deus revela o mistério do próprio homem. "Vós o fizestes pouco menor que os anjos, de glória e honra o coroastes" (SI 8,6). Ouvimos a voz de Deus em nossa consciência; sentimos sede dele no mais íntimo do nosso ser, almejamos a felicidade plena e eterna.
A Palavra de Deus também desdobra para nós os segredos da história, contidos na Sagrada Escritura. Livros históricos, proféticos e sapienciais anunciam e esclarecem o conteúdo dos acontecimentos, à luz do plano salvífico de Deus, que intervém, especialmente, nas etapas da formação do seu povo escolhido.
O marco central da Sagrada Escritura é Jesus Cristo. Enviado pelo Pai, no amor do Espírito Santo, "armou sua tenda" entre nós, e fez-se em tudo igual a nós, exceto no pecado. Veio não apenas para restaurar a dignidade humana perdida, mas para divinizar o ser humano, conduzindo-o à íntima participação na vida trinitária. Em Cristo é que encontramos as respostas e soluções para os grandes desafios que nos interpelam, e que nada mais são do que consequências do pecado: a perda da dignidade humana, o sofrimento, a violência que mancha a história do mundo, a sujeição à morte angustiante. Mas, apesar de tudo, permanecem as grandes aspirações da humanidade pela paz e a felicidade eterna.
Ele chega a dizer aos Apóstolos: "Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai" (Jo 15,15). Naquela mesma noite começava a sua agonia, até culminar na morte por crucifixão. No final da sua missão, ressuscitado, Jesus lhes pediu: “Ide, pois, e fazei discípulos todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-os a observar tudo o que vos mandei" (Mt 28,19-20). E eles foram até os confins do mundo então conhecido, anunciando as riquezas de Deus e registrando esse anúncio nos textos da Nova Aliança. Tudo o que Jesus disse aconteceu ou vai acontecendo até o final dos tempos. É a Verdade absoluta e inquestionável.
Mas, foi no alto da cruz, comprovada pela ressurreição, que nosso Senhor revelou plenamente a sua divindade. Na continuidade dessa doação suprema, tantos entregam a própria vida em defesa da verdade, anunciada e realizada. A maior glória da Igreja católica são os seus mártires, santos e santas que deram a vida pelos valores do Evangelho.
A Palavra de Deus é o grande presente que Ele nos deixou para dialogar conosco; é a riqueza que a Igreja de Cristo apresenta ao mundo. Devemos tê-la em casa, na forma de Livro Sagrado, e mantê-la viva em nossos corações e em nossas mentes, como um dos melhores meios para ouvir e falar com Deus.
Quer receber notícias da Diocese de Joinville pelo WhatsApp?
Clique aqui e se inscreva na nossa lista de transmissão.
Clique aqui e se inscreva na nossa lista de transmissão.
Fonte Dom Francisco Carlos Bach