A Paróquia São Francisco de Assis, do bairro Adhemar Garcia, sempre teve como tradição o Teatro da Paixão de Cristo, comumente apresentado no Sábado Santo, e a Caminhada Penitencial. Mas neste ano a Missa da Misericórdia assumiu o lugar de destaque entre as celebrações de Quaresma e Páscoa.
De acordo com o padre Tiago de Souza, administrador paroquial, os encontros realizados nas madrugadas das sextas-feiras, durante a Quaresma, tiveram como objetivo desafiar os fiéis a se aproximar mais de Deus por meio da oração. Como forma de incentivar os vocacionados a participarem das Missas, o sacerdote pediu no primeiro encontro para que todos trouxessem, no segundo encontro, uma cruz para ser abençoada. Assim, a cada Missa, ele os estimulava com uma surpresa para que viessem. Deste modo, foi entregue aos participantes o sal bento, água benta e uma vela abençoada para oração em casa. Assim, a perseverança se tornou uma marca nas madrugadas de oração.
Para Márcia Gervasi, coordenadora paroquial, o ambiente e o horário favorecem a oportunidade de refletir sobre a caminhada quaresmal. "As luzes um pouco apagadas, um pouco acesas, remete um pouco a nós, entre o perdão e o pecado, entre o divino e o humano. É algo que não dá para explicar muito em palavras", declarou.