Pastoral Indigenista se reúne no fim de semana
Encontro diocesano será realizado de forma virtual no sábado, 28 de agosto, das 15h às 17h30
25.08.2021 - 10:58:01

No dia 28 de agosto, sábado, ocorre o Encontro Diocesano de Pastoral Indigenista. Com o tema “Missão da Pastoral Indigenista”, o evento será realizado das 16h às 17h30, de forma virtual, pelo Google Meet.
O encontro é dirigido às pessoas que já atuam na Pastoral Indigenista e às paróquias em que há comunidades indígenas. A assessoria será do padre Carlinhos, e o acesso será por este link: https://meet.google.com/fvz-djwj-kdw
Três anos da pastoral
Em cidades da área de atuação da Diocese de Joinville vivem aproximadamente 1.500 indígenas. Para atender às demandas, entender e trabalhar pelo fim do preconceito contra esse povo, foi criada no dia 4 de agosto de 2018 a Pastoral Indigenista. O grupo é coordenado pela irmã Catarina Lourdes Christ e tem como referencial o padre Fabiano de Rezendes.
A pastoral atua diretamente com cerca de 170 famílias de dez aldeias do povo Guarani Mbyá localizadas em Araquari, Balneário Barra do Sul, São Francisco do Sul e Garuva, além de seis famílias da etnia Deni que vieram do Amazonas para Joinville recentemente.
Essas famílias totalizam cerca de 800 indivíduos. Somando-se às 146 famílias de Xokleng que estão em Itaiópolis e passaram a ser atendidas por outra diocese e às 9 famílias de Kaingang que vivem em Mafra, somam-se os 1.500 indígenas que estão na abrangência da Diocese de Joinville. Onde estão
Em Araquari há seis aldeias com 97 famílias: Tarumã, Tarumã-Mirim, Pindoty, Piraí, Yvaporu e Jaboticabeira. Em Balneário Barra do Sul existe a aldeia Jataí Ty, com 15 famílias, localizada no bairro da Conquista. Em São Francisco do Sul há duas aldeias: a Morro Alto, com 30 famílias, e a Ivy Ju Reta, com 18 famílias.
Em Garuva há uma aldeia, a Yakã Porã, com nove famílias. Em Joinville, a Pastoral Indigenista auxilia seis famílias da etnia Deni, do Amazonas. Elas se instalaram no bairro Fátima, zona Sul da cidade.
LEIA TAMBÉM:
Fonte Assessoria de Comunicação