Saúde mental foi tema de formação para os padres da Diocese de Joinville
A psicóloga Bruna Priester repassou informações e orientações sobre estresse, ansiedade, depressão, suicídio, Síndrome de Burnout, conflitos pessoais e interpessoais, comunicação e inteligência emocional
29.10.2021 - 18:49:36
(Na foto acima, psicóloga Bruna Priester na formação realizada no dia 27 de outubro, na Cúria Diocesana)
O dia 27 de outubro foi dedicado à Formação Permanente para os Padres da Diocese de Joinville. Com assessoria da psicóloga Bruna Carolina Priester, que trabalhou o tema "Saúde mental do ser humano", o encontro foi realizado na Cúria Diocesana. A formação teve início às 8h30 e se encerrou às 17h.
A preocupação com a saúde mental tem fundamento em diversas pesquisas, que apontam o aumento da depressão e da ansiedade na população mundial nos últimos anos devido a vários fatores, incluindo a pandemia. O Brasil lidera os casos, conforme estudos realizados pela Universidade de São Paulo (USP) em 11 países.
A psicóloga Bruna Priester repassou informações e orientações sobre estresse, ansiedade, depressão, suicídio, Síndrome de Burnout, conflitos pessoais e interpessoais, comunicação e inteligência emocional. Segundo ela, os participantes interagiram e associaram os assuntos com o que têm percebido em si próprios e nas comunidades. A formação teve seu eixo central na vida dos padres e na sua missão, de como podem atender aos fiéis que apresentarem esses quadros psicopatológicos.
Os sacerdotes que participaram da formação destacaram a importância relevante de iniciativas como esta. "Ficou claro que não podemos alimentar em nossa mente pensamentos negativos. A nossa mente tem de trabalhar a nosso favor e devemos alimentá-la com ideias e atitudes positivas. Alimentar-se bem, praticar exercícios, cultivar pensamentos altruístas e hobbies e ter boa qualidade do sono. Tudo isso vai me proporcionando a ter equilíbrio", afirmou o padre Dulcio Antonio de Araujo.
Padre Carlinhos destacou que "é preciso evitar os excessos, ter uma postura positiva diante da vida, incentivar as pessoas a erguerem os braços em solidariedade e louvor a Deus, olhar nos olhos, cultivar bons pensamentos, ter gratidão, cultivar a paciência, focar no momento presente, dormir bem, ser exemplo, desenvolver a inteligência emocional, saber ouvir, saber perguntar, fazer amigos, admitir nossos erros, elogiar, ter confiança em si mesmo e na graça de Deus...".
Padre Odair José Pozenatto, coordenador da Pastoral Presbiteral, reforça que estes momentos de formação são de grande importância para todos os sacerdotes da diocese, "pois possibilitam que tenhamos mais conhecimento e ferramentas para podermos atender melhor a tantas pessoas que procuram os padres, sobretudo nestes tempos marcados pelas dolorosas consequências da pandemia e da correria da vida atual".
Por fim, padre Odair agradece a todos os padres e ao bispo Dom Francisco Carlos Bach pela participação no dia de formação, bem como a psicóloga Bruna Priester pela disponibilidade e empenho na condução do encontro.
Quer receber notícias da Diocese de Joinville pelo WhatsApp?
Clique aqui e se inscreva na nossa lista de transmissão.
Clique aqui e se inscreva na nossa lista de transmissão.
Fonte Assessoria de Comunicação