Tribuna Livre da Câmara de Vereadores recebe a Pastoral Antialcoólica
Instituição atua há 27 anos na prevenção e no combate ao alcoolismo e à dependência química. Apresentação será às 17h desta quarta-feira
09.11.2021 - 16:39:19

Nesta quarta-feira (10/11), às 17h, a Pastoral Antialcoólica da Diocese de Joinville estará na Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Joinville para falar sobre os 27 anos de atuação em Joinville e região. A data foi comemorada no dia 8 de novembro último. Quem representará a pastoral na Tribuna Livre é Carmem Lúcia Valcanaia, voluntária há nove anos e coordenadora de grupo de autoajuda.
A Pastoral Antialcoólica foi fundada por iniciativa de Luiz Carlos Sales, sua esposa e coordenadores da Igreja Católica ligados à Comunidade São João Batista, do bairro Fátima. Sales foi eleito vereador em 2020.
O coordenador da pastoral, José Eduardo de Oliveira, explica que a instituição atua na prevenção e no combate ao alcoolismo e à dependência química. “Essas ações já ajudaram milhares de pessoas e famílias ao longo dos últimos anos”, destaca.
Com mais de 16 grupos de autoajuda espalhados pelos bairros da cidade, “a pastoral realiza um excelente trabalho de cunho social e de utilidade pública, levando o amor e a misericórdia de Deus para aqueles que mais necessitam”, afirma o coordenador.
Doença crônica e progressiva
José Eduardo lembra que o Brasil é o terceiro País na América Latina e o quinto em todo o continente com o maior consumo de álcool per capita. “A dependência química é uma doença crônica e progressiva, ou seja, uma vez instalada não tem cura e precisa de tratamento para o resto da vida. Ela pode ser controlada”.
Para que isso aconteça, diz o coordenador da pastoral, o primeiro passo é a pessoa admitir que está passando dos limites e procurar ajuda. “Cada paciente requer um tipo diferente de tratamento, de acordo com o grau de dependência e com o tipo de substância utilizada. Atualmente existem muitos métodos de tratamento, como clínicas de reabilitação, hospital-dia, tratamento ambulatorial e grupos de acolhimento como a Pastoral Antialcoólica.”
(Nas fotos abaixo e no alto, registros de reuniões de grupos de autoajuda)
(Fotos: Divulgação Pastoral Antialcoólica)

Fonte Assessoria de Comunicação