A Adipros presta serviços gratuitos e permanentes de natureza social, sem qualquer discriminação (raça, cor, sexo ou religião). Sua finalidade é coordenar obras sociais atendendo as políticas públicas de assistência social, saúde, educação, segurança alimentar, geração de trabalho e renda, bem como à cultura, turismo, esporte, lazer, combate ao uso de substâncias psicoativas e a divulgação de direitos sociais, através de mecanismos próprios de mídia, para afirmar a cidadania permeada pela equidade e justiça social.
A entidade possui o reconhecimento de Utilidade Pública nas esferas municipal, estadual e federal. Hoje, vinculadas a Adipros, estão as pastorais sociais da Diocese de Joinville, o Lar do Idoso Betânia, o Centro Dia do Idoso – Dulce dos Pobres, a casa de passagem Casa Santo Egídio e as ações sociais das 65 paróquias que fazem parte da diocese. A entidade atua, ainda, através de representantes das pastorais sociais nos diversos conselhos paritários dos 18 municípios que compõem a Diocese de Joinville.
Missão
Acolher e cuidar de forma integral da pessoa em vulnerabilidade e promover o bem comum; contribuindo para uma sociedade mais justa, igualitária e defensora da vida.
Visão
Ampliar o reconhecimento da entidade e o engajamento de associados, voluntários e benfeitores ; para fortalecer as ações socioassistenciais prestadas.
Valores
Caridade
Justiça Social
Ética
Profissionalismo
Sustentabilidade
O Lar tem espaço para atender, em média, 50 idosos. Os encaminhamentos para as vagas destinadas às pessoas mais pobres são feitos pela Secretaria de Assistência Social (SAS) do município e são acolhidos pela equipe técnica, composta por coordenador, assistente social, psicóloga e terapeuta ocupacional, além dos cuidadores, equipe de enfermagem, nutricionista, cozinheiras, zeladoras, motorista e outros profissionais que auxiliam a proporcionar uma melhor qualidade de vida a todos os idosos. A sede da entidade fica na rua Dr. Plácido Olímpio de Oliveira, n° 565, bairro Bucarein, no município de Joinville.
Os recursos financeiros desta obra provêm de parceria público-privada (convênio), colaboração dos idosos que têm capacidade de pagamento, captação de recursos através de projetos, recursos próprios da Adipros e também de doações feitas por pessoas físicas e jurídicas.
Contatos:
Telefone: (47) 3422-5258
E-mail: lar.gestao@adipros.com.br
O Centro Dia do Idoso – Dulce dos Pobres é um centro de convivência para idosos em situação de vulnerabilidade social. O objetivo do centro é proporcionar o acolhimento, proteção e convivência a idosos semidependentes, cujas famílias não tenham condições de prover esses cuidados no decorrer ou em parte do dia.
O centro conta com 20 vagas para atendimento diário, de segunda a sexta-feira. O público-alvo é composto por idosos com grau de dependência I e II segundo a Anvisa. Os encaminhamentos são feitos através do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e acolhidos pela equipe técnica que é composta por coordenadora, psicóloga e assistente social, além dos educadores e motoristas. O Centro Dia tem a sua sede na rua Dr. Plácido Olímpio de Oliveira, n° 565, bairro Bucarein, no município de Joinville, ao lado do Lar do Idoso Betânia.
Os recursos financeiros desta obra provêm de parceria público-privada (convênio), captação de recursos através de projetos, recursos próprios da Adipros e também de doações feitas por pessoas físicas e jurídicas.
Contatos:
Telefone: (47) 9.9781-0234
E-mail: centrodia.gestao@adipros.com.br
A Casa Santo Egídio é uma casa de passagem que acolhe pessoas em situação de rua, em migração e egressos do sistema prisional. Os encaminhamentos são feitos pelo Centro Pop do município de Joinville e são acolhidos pela equipe técnica da casa, que é formada por coordenador, assistentes sociais e psicólogos, além de dez educadores sociais.
A casa conta com 40 vagas, que podem ser preenchidas por homens, mulheres e até mesmo crianças, pois além do acolhimento de adultos, acolhe famílias por completo. A sede está localizada na rua Alexandre Schlemm, n° 850, bairro Anita Garibaldi, em Joinville. O seu funcionamento é de 24h, sete dias na semana.
Os financiamentos desta obra social provém de parceria público-privada, de captações de recursos através de projetos, de recursos próprios da Adipros e também de doações feitas por pessoas físicas e jurídicas.
Contatos:
Telefones: (47) 3305-7481 / 3305-7487
E-mail: casasantoegidio.gestao@adipros.com.br
Conforme a CNBB, a Ação Sociotransformadora tem a atribuição de fortalecer a participação da Igreja na formação do desenvolvimento humano integral, na construção de uma sociedade justa e solidária, promovendo o respeito aos Direitos Humanos, à luz do Evangelho, da Doutrina Social da Igreja e da opção pelos pobres. Seguindo estes preceitos, o setor da Ação Sociotransformadora na Adipros presta assessoria e acompanhamento às pastorais sociais e outras iniciativas/projetos que visam contribuir com o desenvolvimento do próximo.
Atualmente, 12 Pastorais Sociais possuem vínculo com a Adipros, sendo que quatro delas ainda estão em fase de articulação.
Outro projeto assessorado pela Ação Sociotransformadora:
O Centro Diocesano das Juventudes nasce com a proposta de articular, motivar e trabalhar, de modo integral, todas as realidades presentes na vida dos jovens da Diocese de Joinville, bem como atingir a realidade da juventude da comunidade em geral. Ele oferece o plantão de acolhimento com escuta qualificada de psicólogos voluntários, que fazem os encaminhamentos necessários. Outros serviços do Centro são a Escola de Líderes e Assessores e a Orientação Profissional.
***
Projeto em construção:
A Casa das Pastorais Sociais é um local que visa fortalecer o trabalho em rede das pastorais sociais e em conjunto toda a Ação Sociotransformadora da Diocese de Joinville. Neste espaço será proporcionada uma estrutura para atendimentos individuais das pessoas que são o foco do trabalho de cada pastoral específica, haverá local para reuniões e pequenos encontros, como também espaço para oficinas.
O projeto visa que, no futuro, cada comarca tenha uma Casa das Pastorais Sociais, fazendo com que a promoção da vida, através da Ação Sociotransformadora, alcance todo o território da Diocese.