Diocese
Integram a Diocese de Joinville os seguintes municípios: Joinville, Garuva, Itapoá, Itaiópolis, Mafra, Campo Alegre, Rio Negrinho, São Bento do Sul, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, Schroeder, Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, São Francisco do Sul e São João do Itaperiú. São 65 paróquias e 490 comunidades, 79 diáconos e 148 padres entre diocesanos, religiosos, residentes e aposentados. O bispo diocesano é Dom Francisco Carlos Bach. Somos uma diocese comprometida com ações evangelizadoras e que trabalha para incentivar as comunidade eclesiais missionárias. Desde que Dom Francisco assumiu a diocese, há três palavras-chaves que norteiam a ação pastoral da nossa Igreja local:

Palavras-chaves para a Caminhada Pastoral em nossa Diocese

UNIDADE
Que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim, e eu em ti. Que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste (Jo 17, 21).
A unidade dá credibilidade à realização de nossa missão evangelizadora no mundo. Em unidade é que testemunhamos ser Igreja, para além de nossos interesses pessoais ou visões
auto referenciais que impedem a busca do bem comum. A unidade não é um dado pronto e acabado. Precisa ser tecida no âmbito comunitário eclesial, tanto na vivência cotidiana,
quanto nas tomadas de decisão pastoral. A grande escola de unidade e comunhão é o discipulado com Jesus, aprendendo dele e com ele a vivermos primeiramente unidos ao Pai (Jo 15, 4) a fim de sermos sinal de unidade e comunhão com os
demais na escuta atenta dos irmãos.

PASTOREIO
Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas (Jo 10,14-15).
O pastoreio é símbolo de destaque na missão evangelizadora de Jesus e de seus discípulos. Embora tenhamos diferentes funções na Igreja, a missão de evangelizar, tornando Jesus Cristo conhecido e amado, é de todos nós batizados. Nossa autoridade funda-se no amor-serviço, a exemplo de Jesus, que, doando sua própria vida, vai ao encontro de todo ser humano, principalmente dos mais vulneráveis, as ovelhas feridas e perdidas que o Bom Pastor salva e acolhe. 

COMPROMETIMENTO
Ele chamou os Doze, começou a enviá-los dois a dois e deu-lhes poder sobre os espíritos impuros (Mc 6, 7).
O discípulo de Jesus é interpelado a colaborar com a missão de Jesus, que é de toda a Igreja. Não há como separar o discipulado do comprometimento missionário. Não basta seguir Jesus Cristo apenas como título de honra, sem nos comprometermos substancialmente com o Evangelho e a missão de evangelizar. 


Cinco prioridades da Diocese de Joinville

Cultura Vocacional

Iniciação à Vida Cristã

Grupos Bíblicos de Reflexão (GBR)

Pastoral do Dízimo

Revitalização do Conselho Missionário Pastoral Paroquial e do Conselho Missionário Pastoral Comunitário (CMPP e CMPC)


Pilares das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019 - 2023)

“O tempo atual exige de todos nós a renovação de forças missionárias para bem cumprir a tarefa de anunciar a Palavra de Deus e, assim, promover a paz, superar a violência, construir pontes em lugar de muros, oferecer a misericórdia de Cristo Jesus como remédio para a vingança e reacender a luz da esperança para vencer o desânimo e as indiferenças. Essa é a nossa vocação, pois somos discípulos missionários a anunciar o Reino de Deus até a plenitude” (DOC 109 CNBB, p.7). Para levar adiante essa missão, foram identificados quatro pilares, à semelhança dos que sustentam uma casa. São eles: a Palavra, o Pão, a Caridade e a Ação Missionária.  

PALAVRA: Iniciação à Vida Cristã e Animação Bíblica da Vida e da Pastoral. "Eles eram perseverantes no ensinamento dos apóstolos" (At 2,42)

PÃO: Liturgia e Espiritualidade. "Eles eram perseverantes... na fração do pão e nas orações" (At 2,42)

CARIDADE: Serviço à Vida Plena. "Eles eram perseverantes... na comunhão fraterna" (At 2,42)

AÇÃO MISSIONÁRIA: Estado permanente de missão. "Passando adiante, anunciava o Evangelho a todas as cidadas" (At 8,40)

 
 
CONTATO
Rua Jaguaruna, 147 - Centro - Joinville/SC (Cúria)
(47) 3451-3700
Trabalhe
Conosco

CLIQUE AQUI e envie
seu curriculo.

acompanhe nossas
redes sociais
Acompanhe o Facebook
Acompanhe o Instagram
Acompanhe o YouTube

Copyright © Diocese de Joinville. Todos os direitos reservados

Desenvolvido com amor Agência Arcanjo