História
História

Conheça a nossa história

A Diocese de Joinville foi criada no dia 17 de janeiro de 1927, pelo Papa Pio XI, pela Bula “Inter Praecipuas”. Na época, Santa Catarina não tinha uma Arquidiocese e o estado pertenceu primeiro ao Rio de Janeiro e depois a Curitiba. Quando foi criada a Arquidiocese de Florianópolis, fundou-se as Dioceses de Joinville e Lages.

O primeiro bispo de Joinville foi Dom Pio de Freitas Silveira, que chegou a cidade dois anos depois da fundação da Diocese de Joinville, no dia 17 de agosto de 1929. 

Documentos históricos relatam que assim que chegou a informação sobre a nomeação do bispo da Diocese de Joinville, no dia 25 de janeiro de 1929, o sino da Catedral São Francisco Xavier soava a cada quinze minutos para demonstrar a alegria.

Os fiéis foram comunicados na Missa de domingo. Logo depois, o vigário Gercino de Sant’Anna e Oliveira convidou algumas autoridades e representantes da sociedade para uma reunião. Eles formaram uma comissão que ficou responsável pela reforma e arrumação do Palacete Episcopal, que ficava de frente para a Rua Conselheiro Mafra. 

Dom Pio chegou a bordo de um navio, em São Francisco do Sul. Alguns representantes da Comissão que havia sido formada recepcionaram o bispo que foi saudado pela multidão que acompanhava o momento histórico. 

Dom Pio de Freitas embarcou em uma lancha que o traria até o Centro de Joinville. Porém, conforme o relato histórico, por conta da maré baixa, teve que descer no cais do bairro Bucarein. Leia na íntegra o texto:

“Como houvesse sido retardada a saída de São Francisco do Sul, devido a maré vazante não pode a lancha vencer o cais do desembarque, saltando Sua Excia. e toda a comitiva no Cais do Bucarein. Passado aviso telefônico para a cidade, muitos senhores foram de auto até aquele ponto, onde apresentaram os primeiros cumprimentos a Sua Excia. Formando grande desfile de automóveis, rumou-se para o Centro da cidade, pelas ruas Bucarein e avenida Abdon Batista, até o Largo do Mercado, onde aguardavam muitas autoridades civis e militares, a banda de música, grande número de automóveis e multidão imensa de povo de todas as classes, de todas as crenças religiosas, não obstante a chuva impertinente que caía por horas consecutivas. Entre vivas, aclamações, estrugir de bombas e rojões, subiu o cortejo pela rua Conselheiro Mafra para o palacete episcopal. A entrada da residência episcopal saudou Sua Excia. o Drº Ulysses Gerson Alves da Costa, prefeito municipal, dando as boas vindas em nome da diocese e da população de Joinville em particular. Uma prolongada salva de palmas cobriu as últimas palavras do orador. Sua Excia., comovido, assomou a uma das janelas do palácio para agradecer ao povo aquela manifestação, não obstante o adiantado da hora e o mau tempo reinante. (Livro de Tombo, pg 139, pelo padre vigário). No dia seguinte, teve Missa, às 9h30 da manhã na Catedral São Francisco Xavier. 

A Diocese de Joinville foi pastoreada pelos seguintes bispos:
1º - Dom Pio de Freitas Silveira – 1929 a 1954
2º - Dom Gregório Warmeling, 1957 a 1994
3º - Dom Orlando Brandes - 1994 a 2006
4º - Dom Irineu Roque Scherer - 2007 a 2016
5º - Dom Francisco Carlos Bach - 2017 – atual

Outros dois bispos também auxiliaram a diocese:
- Dom Inácio João Dal Monte – 1949 a 1952 - Coadjutor.
- Dom Inácio Krause – 1953 a 1954 – Administrador Apostólico.

18 municípios pertencem à Diocese de Joinville: Joinville, Garuva, Itapoá, Itaiópolis, Mafra, Campo Alegre, Rio Negrinho, São Bento do Sul, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, Schroeder, Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, São Francisco do Sul e São João do Itaperiú. Na Diocese de Joinville são 65 paróquias e 490 comunidades, 79 diáconos e 148 padres entre diocesanos, religiosos, residentes e aposentados.

 
 
Fale conosco
47 3451-3700
Rua Jaguaruna, 147 - Centro - Joinville/SC
Mande um email
 
Nome*
E-mail*
Telefone*
Cidade
Setor*
 
Mensagem
 
 
 
CONTATO
Rua Jaguaruna, 147 - Centro - Joinville/SC (Cúria)
(47) 3451-3700
Trabalhe
Conosco

CLIQUE AQUI e envie
seu curriculo.

acompanhe nossas
redes sociais
Acompanhe o Facebook
Acompanhe o Instagram
Acompanhe o YouTube

Copyright © Diocese de Joinville. Todos os direitos reservados

Desenvolvido com amor Agência Arcanjo