Paróquia Divino Espírito Santo | Costa e Silva

Telefone: (47) 3473-5393 | WhatsApp (47) 99630-0072
psec83@diocesejoinville.com.br e pfin83@diocesejoinville.com.br

Paróquia Divino Espírito Santo | Costa e Silva
Localizada no bairro Costa Silva, Zona Norte de Joinville, a Comunidade Divino Espirito Santo nasceu para atender as necessidades espirituais dos moradores do bairro. Até então, como comunidade, pertencia à Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a comunidade, também, já foi capela da Paróquia Santo Antônio do bairro Bom Retiro. E agora terá como pároco padre Inácio Benedito Giacomelli e também uma comunidade, a Nossa Senhora Auxiliadora.

Com a chegada de muitos imigrantes, o Loteamento Jardim Valente foi sendo formado, próximo a Rua Rui Barbosa. Padre Lino Satler, para melhor atender os moradores, saiu à procura de um local para celebrações, como na época a maioria estava construindo suas casas, nos fins de semana, se tornava difícil ir até a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Em 1981 um morador da região cedeu sua casa para que fosse celebrada a primeira missa da Comunidade Divino Espirito Santo.

Após essa data, todas as quintas-feiras, nas casas dos fiéis, eram celebradas as missas da comunidade. Como o número de pessoas aumentando, houve a necessidade de existir um local fixo para as celebrações. Foi neste período que padre Lino, juntamente com alguns membros da igreja, conseguiu junto à prefeitura um terreno para a construção da comunidade.

Por volta de 1987 foram iniciadas as obras do centro comunitário, com dinheiro arrecadado de um bingo, feito na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Em abril de 1988, com a chegada das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, a pedido de Dom Gregório Warmeling e dos padres Salesianos, escolheram a comunidade para realizar o projeto de Jesus Cristo. Nesse mesmo período também foi escolhido o nome da Capela: “Divino Espírito Santo”. As Irmãs trabalharam na formação de algumas pastorais, vários ministérios e a Associação de Moradores Rui Barbosa (AMORB).

Padre Lino trabalhou e atuou como vigário até março de 1994, após padre Cláudio Balestieri assumiu a comunidade. Em outubro de 1995, as obras para a construção da igreja foram iniciadas, terminando em dezembro de 1996, quando a estrutura ganhou cobertura. No Natal do mesmo ano, foi celebrada a missa de inauguração, presidida pelo então bispo diocesano Dom Orlando Brandes.

Em junho de 2004 a Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, foi elevada a paróquia e a Comunidade Divino Espirito Santo deixou de ser da capela da Paróquia Santo Antônio, e passou a pertencer a nova paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que tem como pároco o padre Vesceslau Nieckasz.

Pastorais e Movimentos

Atualmente a paróquia possui 22 pastorais e movimentos atuantes entre elas estão: CPC, finanças, Ação Social, Apostolado da Oração, Clube de Mães e Terceira Idade, Pastoral do Dízimo, Eucaristia, Grupo Bíblico de Reflexão, Grupo de Jovens, Infância Missionária, Liturgia, Ministros da Eucaristia, Pastoral da Acolhida, Batismo, Pastoral da Consolação, Pastoral Familiar, RCC, Terço dos Homens, Visitação, Pascom, Música. Segundo a secretária da paróquia Laudete Marcelino o Grupo de Jovens, O Terço dos Homens e a Pastoral do Dízimo estão em destaque. “Todas as pastorais estão caminhando muito bem, mas essas três, sentimos que estão mais fortes”, diz.

Festa do Padroeiro

As festas do padroeiro são realizadas todos os anos, mas não possuem nenhum fim lucrativo. É feito apenas uma confraternização entre os fiéis da comunidade para lembrar a data comemorativa, priorizando assim, a liturgia e o tríduo.