MATRIZ
Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição | Itapoá
Pároco:

Dilomar Fábio Rossi


Horários de Missa
  • Domingo 08:00
  • Domingo 19:00
  • Quarta-feira 19:00
  • Quinta-feira 16:00 | Missa da Saúde
  • Sexta-feira 19:00 | Na 1ª sexta feira do mês
  • Sábado 19:00

Endereço
Rua do Príncipe, 949
Itapoá/SC - Itapema do Norte


Contato
47 3443-1555
psec47@diocesejoinville.com.br

Comunidades
Notícias da Paróquia
 
Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição | Itapoá
A Paróquia
Localizada na Rua do Príncipe, bairro Itapema do Norte, em Itapoá/SC, a Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição foi inicialmente administrada por padres das cidades de São Francisco do Sul e Garuva, ainda na década de 1980. Com a emancipação da cidade litorânea em 1989, a Diocese de Joinville decidiu criar uma paróquia. O local deveria ser onde houvesse maior concentração de pessoas, por isso o bairro Itapema do Norte foi o escolhido para abrigar a primeira paróquia de Itapoá. Sua fundação foi no dia 8 de dezembro de 1992, oficializada por uma celebração presidida pelo padre Helmuth Berkenbrock.
O atual pároco é o Pe. Nicanor Alves Lima de Mattos, que assumiu a paróquia em junho de 2014. Segundo Nicanor, a Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, que conta com 15 comunidades junto com a Matriz, é um igreja com diversos rostos, pois tem uma influência grande do estado do Paraná. “Somos muito próximos e muitas pessoas vieram de lá”, conta o padre. Ele também destaca que sua comunidade é determinada, entusiasmada e piedosa. “Quando propomos algo, eles sempre aderem”, diz. O padre, nascido em São Paulo e criado em Itapoá, diz que se sente muito seguro por trabalhar na paróquia. “Me criei aqui na cidade e é uma responsabilidade ser o pároco, mas me sinto muito bem e é também um privilégio estar aqui”, conta.

Festa da Padroeira e trabalho pastoral
Durante o ano diversas festas paroquias são realizadas na paróquia, mas as duas principais são a Festa de São Cosme e Damião, realizada sempre em setembro e a Festa da Padroeira, realizada no dia 8 de dezembro. A paróquia conta hoje com 13 pastorais ativas e, segundo o padre Nicanor, as que se destacam são a Pastoral da Acolhida, o Grupo de Casais, RCC, GBR, Coroinhas e Acólitos.
O Padroeiro
O Padroeiro
A Nossa Senhora Imaculada Conceição, segundo a Bíblia e a Tradição.

Reza o dogma católico que a Bem-aventurada Virgem Maria, desde o primeiro instante de sua conceição, foi preservada da nódoa do pecado original, por privilégio único de Deus e aplicação dos merecimentos de seu divino Filho.

O dogma abrange dois pontos importantes:

a) O primeiro é ter sido a Santíssima Virgem preservada da mancha original desde o princípio de sua conceição. Deus abrogou para ela a lei de propagação do pecado original na raça de Adão; ou por outra, Maria foi cumulada, ainda no começo da vida, com os dons da graça santificante.

b) No segundo, vê-se que tal privilégio não era devido por direito. Foi concedido na previsão dos merecimentos de Jesus Cristo. O que valeu a Maria este favor peculiar foram os benefícios da Redenção, na previsão dos méritos de Jesus Cristo, que já existiam nos eternos desígnios de Deus.
Dúvidas, críticas ou sugestões?
Entre em contato com a paróquia preenchendo o formulário abaixo:
 
 
 
 
CONTATO
Rua Jaguaruna, 147 - Centro - Joinville/SC ( Curia )
(47) 3451-3700
midiasocial@diocesejoinville.com.br
Trabalhe
Conosco

CLIQUE AQUI e envie
seu curriculo.

acompanhe nossas
redes sociais
Acompanhe o Facebook
Acompanhe o Instagram
Acompanhe o YouTube

Copyright © Diocese de Joinville. Todos os direitos reservados

Desenvolvido com amor Agência Arcanjo