Paróquia Sagrado Coração de Jesus | Pirabeiraba

Vigário Paroquial:

Jorge Walter de Souza

Wilson José Beltrame

• Quarta-feira 15:30 | Na 2ª quarta-feira do mês | Realizada no Residencial Bethesda
  • Sexta-feira 19:30 | Na 1ª sexta-feira do mês
  • Quinta-feira 19:30

Rua Olavo Bilac, 585
Joinville/SC - Pirabeiraba

Paróquia Sagrado Coração de Jesus | Pirabeiraba
*Colaboração da Pascom Sagrado Coração de Jesus

Localizada no bairro Pirabeiraba, em Joinville/SC, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus começou a ganhar vida no dia 7 de julho de 1957. Tudo começou quando o Monsenhor Sebastião Scarzello e Pe. Silvio Tron lançaram a pedra fundamental no terreno, que havia sido adquirido pela comunidade em junho do mesmo ano. No dia 5 de setembro de 1961, mais uma parte de terra foi comprada, nela havia uma antiga casa que por anos serviu para torrefação de café e que depois serviria, também, como espaço para as celebrações. Com o aumento das famílias, o local se tornou pequeno para a realização e com isso resolveram construir uma nova igreja.
Em 1965 começou a construção da nova igreja, que foi inaugurada no dia 22 de outubro de 1972 com a presença de 178 padrinhos. A benção do sino foi realizada por Pe. Lino Satler. A construção só ficou totalmente pronta seis anos depois da inauguração, no dia 22 de outubro de 1978 sendo abençoada pelo Pe. Dante Cemin. A primeira diretoria paroquial era composta pelos seguintes membros: presidente Oscar Castela, secretários Vicente Frutuoso e Donato Assis Pereira, tesoureiro Verdini Lemke, conselheiros Arthur Noack, Orlando Schatzmann e Avelino Rudnick. Desde 1963 a igreja do Sagrado Coração foi capela da Paróquia Santo Antônio do bairro Bom Retiro e somente em 1992 recebeu o titulo de paróquia possuindo atualmente 11 comunidades.

Pastorais e movimentos
A paróquia possui diversas pastorais ativas, entre elas: Pastoral Familiar, Catequese, Pascom, Dízimo, Exéquias, Juventude, Pastoral Social, GBR, Pastoral das Finanças, Infância Missionária, Liturgia e Canto, Ministros, Coroinhas, Acólitos e outros. Entre os movimentos estão: RCC (Grupo de Oração), Terço dos Homens, Apostolado da Oração, Mãe Rainha, Missionários de Nossa Senhora de Fátima, entre os outros. Pastoral das Exéquias é destaque na paróquia pela dedicação e humanismo com as famílias, assim como os Grupos Bíblicos de Reflexão.

Festa do padroeiro
A festa do padroeiro ocorre todos os anos no mês de junho, sempre no domingo após o dia do Sagrado Coração de Jesus. O centro da festa é a missa e a procissão com a imagem do Sagrado Coração da Igreja Matriz até o Rancho Bethesda, onde é oferecido almoço típico da região de Pirabeiraba, com sorteio de brindes. O evento é organizado por voluntários e equipe de finanças.
A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é uma das expressões mais difundidas da piedade eclesial, tal como refere recentemente o “Directório sobre a Piedade Popular e a Liturgia” da Congregação para o Culto Divino. Os Pontífices romanos têm salientado constantemente o sólido fundamento na Sagrada Escritura desta maravilhosa devoção.

Como conseqüência das aparições de Nosso Senhor a Santa Margarida Maria Alacoque no mosteiro de Paray-le-Monial a partir de 1673, este culto teve um incremento notável e adquiriu a sua feição hoje conhecida. Nenhuma outra comunicação divina, fora as da Sagrada Escritura, receberam tantas aprovações e estímulos da parte do Magistério da Igreja como esta.

Entre os documentos mestres nesta matéria encontramos a encíclica de Pio XII, Haurietis aquas, de 15 de Maio de 1956. Pio XII salienta que é o próprio Jesus que toma a iniciativa de nos apresentar o Seu Coração como fonte de restauração e de paz: “Vinde a mim, todos vós, que estais cansados e oprimidos, que Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mt. 11, 28-30)

Não é por acaso que as aparições a Santa Margarida Maria deram-se num momento crucial em que se pretendia afirmar secularização e que a devoção ao Sagrado Coração apareceu sempre como o mais característico de todos os movimentos que resistiram à descristianização da sociedade moderna.