MATRIZ

• Sábado 17:30
  • Domingo 08:00
  • Domingo 19:00
  • Sexta-feira 15:00 - Somente na 1ª Sexta Feira de cada Mês.

Rua Aldano José Vieira, 276 - Avaí
Guaramirim/SC - Avaí

psec69@diocesejoinville.com.br

Comunidades
Paróquia Santos Anjos | Avaí
A Paróquia
A Paróquia Santos Anjos, localizada na rua Aldano José Vieira, 276 no bairro Avaí em Guaramirim, começou sua história no ano de 1966. Segundo relatos, Pe. Mathias Stein adquiriu um terreno para a criação da pequena capela que se chamaria Santos Anjos, já prevendo o crescimento da cidade de Guaramirim e a necessidade de uma paróquia no futuro. O terreno pertencia a um casal de sobrenome Ruedger, luteranos e que receberam o Pe. Mathias e acolheram sua ideia.
Quase dez anos depois, em 19 de novembro de 1975, foi inaugurada a Capela Santos Anjos. Foram 35 anos como comunidade, até que em 2010, sob a direção ainda da Paróquia Senhor Bom Jesus, com Pe. Everton James Klapouch, a Capela Santos Anjos passou por reformas e ampliações e em 5 de junho de 2010 foi reinaugurada pelo bispo Dom Irineu Roque Scherer. A revitalização serviu para que, em 11 de dezembro de 2011, 45 anos após a compra do terreno, a capela fosse instituída paróquia, tendo como primeiro pároco o Pe. Gilberto Kraisch.
Hoje são seis comunidades, além da Matriz, que integram a Paróquia Santos Anjos. O atual pároco é o padre Sebastião de Oliveira Silva e, segundo ele, o desafio diário é ir em busca de coisas novas visando a evangelização. Ele destaca o envolvimento da comunidade nos assuntos referentes à paróquia mesmo nas dificuldades. “ Existe um envolvimento natural das pessoas por aqui”, conta. Com um amplo estacionamento e uma moderna secretaria, a Paróquia Santos Anjos busca estar sempre atualizada no campo da comunicação, por isso possui um site com vídeo de evangelhos, cursos bíblicos, agenda, além de uma página de rede social atualizada diariamente.
Pastorais e movimentos
Segundo o padre Sebastião, diversas pastorais fazem um papel importante na comunidade. Pessoa Idosa, Dízimo, Familiar, Juventude, Batismo, Catequese, todas podem ser destacadas. “As pastorais devem caminhar de um modo bom, devem ser fortes para seguirem com os avanços necessários”, destaca o padre.
O Padroeiro
A palavra anjo significa, “enviado, mensageiro divino”, muitas vezes encontramos as manifestações dos anjos como missionários de Deus, e por isso, com clareza lemos no salmo 91: “Pois Ele encarregará seus anjos de guardar-te em todos os teus caminhos”.

Quando nos deparamos com a Anunciação e outros Mistérios da vida de Jesus, conseguimos perceber que este salmo profetiza a presença dos anjos na vida do Senhor. Ora, Cristo é o primogênito de todas as criaturas, nosso irmão e modelo. Se portanto sua humanidade, apesar de unida com a Divindade, era continuamente protegida por anjos, logo quanto mais devemos ser nós, seus membros tão frágeis. Tanto o Pai quer isto que revelou a Jesus:“Guardai-vos de desprezar algum desses pequeninos, pois eu vos digo, nos céus os seus anjos se mantêm sem cessar na presença do meu Pai que está nos céus.” (Mt 18,10)

Nos Atos dos Apóstolos e nos escritos de São Bernardo, Santo Tomás de Aquino e outros Doutores da Igreja, encontramos testemunhos que nos motivam a confiarmos nos Santos Anjos protetores de cada um, pois atesta a Sagrada Escritura: “Não são todos (os anjos) eles espíritos cumpridores de funções e enviados a serviço, em proveito daqueles que devem receber a salvação como herança?” (Hb 1,14)

Na Inglaterra desde o ano 800 acontecia uma festa dedicada aos Anjos da Guarda e a partir do ano 1111 surgiu uma linda oração (apresentada a seguir). Da Inglaterra esta festa se estendeu de maneira universal depois do ano 1608 por iniciativa do Sumo Pontífice da época. Aprendamos e rezemos esta quase milenar prece: “Anjo do Senhor – que por ordem da piedosa providência Divina, sois meu guardião – guardai-me neste dia (tarde ou noite); iluminai meu entendimento; dirigi meus afetos; governai meus sentimentos para que eu jamais ofenda ao Deus e Senhor. Amém.”

Santos Anjos da Guarda, rogai por nós!
Dúvidas, críticas ou sugestões?
Entre em contato com a paróquia preenchendo o formulário abaixo:

Rua Jaguaruna, 147 - Centro - Joinville/SC (Cúria)
Trabalhe
Conosco