Paróquia São Domingos Sávio | Jardim Paraíso

José Alfonso Fiedler

• Sábado 19:30
  • Domingo 08:00
  • Sexta-feira 17:00 | Na 1ª sexta-feira do mês | Honra ao Sagrado Coração de Jesus

Avenida Plutão, 155
Joinville/SC - Jardim Paraíso

Comunidades

Paróquia São Domingos Sávio | Jardim Paraíso
A comunidade São Domingos Sávio existe a aproximadamente 40 anos. No início pertencia a Paróquia Santo Antônio, sendo que a comunidade pertenceu a ela por quase vinte anos. Nesse período houve diversas missões evangelizadoras com os salesianos e redentoristas. Em meados de 1963 foi fincada a primeira cruz, onde hoje se situa a secretaria regional da prefeitura.

Na década de 80 a comunidade passou pertencer a Paróquia Senhor Bom Jesus do Aventureiro aos cuidados do pároco Pe. Felício Girelli. Ao assumir a comunidade em 2001, o Pe. Carlos Alberto Pinto da Silva sentiu a necessidade da mesma tornar-se paróquia. Em 06 de outubro de 2002 o Bispo Dom Orlando Brandes cria a Paróquia São Domingos Sávio. Teve como párocos os Padres Carlos Alberto Pinto da Silva (2002-2005), Dejacir Costa Pinho (2005-2008), Frei Paulo Celso Parcianello (2008-2009) e, atualmente o Padre Ilmo Dick desde novembro de 2009.
O amado e jovem São Domingo Sávio teve uma vida de muita sensibilidade e em pouco tempo percorreu um longo caminho de santidade, obra mestra do Espírito Santo e fruto da pedagogia de São João Bosco.

Nasceu em uma família pobre em bens materiais (ferreiro e costureira) porém rica de fé. Sua infância ficou marcada pela primeira comunhão, feita com a fervor aos sete anos, e se distingue pelo cumprimento do dever em seu lema: “Antes morrer do que pecar “.

Aos doze anos de idade ocorreu um fato decisivo em sua vida:o encontro com São João Bosco, que o acolhe, como padre e diretor, em Valdocco (Turim) convidando-o para cursar os estudos secundários.

Ao descobrir então os altos ideais de sua vida como filho de Deus, apoiando-se na amizade com Jesus e Maria, lança-se à aventura da santidade, entendida como entrega total a Deus. por amor.

Reza, coloca empenho nos estudos, sendo o companheiro mais amável. Sensibilizado no ideal de são João Bosco, “Dai-me almas” deseja salvar a alma de todos e funda a companhia da Imaculada, da qual sairão os melhores colaboradores do fundador dos salesianos.

Tomado por uma grave enfermidade aos 15 anos, regressa ao lar paterno de Mondonio (província de Asti), onde morre serenamente com a alegria de ir ao encontro do Senhor, exclamando aos seus pais: ” adeus queridos pais, estou tendo uma visão linda! Que lindo!” Pio XII o proclamou santo em 12 de junho de 1954. Nota:: em alguns livros está como dia 10, o dia de São Domingo Sávio.