MATRIZ

Notícias da Paróquia

Paróquia São José Operário | Anita Garibaldi
A Paróquia
A comunidade do bairro Anita Garibaldi em Joinville/SC conta com sua paróquia a mais de 45 anos. Mais precisamente no dia 24 de junho de 1971 foi criada a Paróquia São José Operário. A história da Matriz começa um pouco antes, ainda na década de 1960, quando a comunidade ainda se chamava Imaculada Conceição e tinha suas missas celebradas no bairro Nova Brasília, na Rua Minas Gerais e pertencia a Catedral Francisco Xavier de Joinville/SC.
Com o desejo de criar uma nova paróquia, foi comprado o terreno atual e a comunidade mudou de local. Sem uma capela, as missas eram celebradas na Escola Municipal Anita Garibaldi, próxima ao terreno. A comunidade passou a se chamar São José Operário pelo grande número de trabalhadores operários na região. A primeira capela foi construída em 1966 e no mesmo ano iniciou-se a construção do salão paroquial. Em 1971 foi feita uma restauração da igreja, substituindo a parte de madeira por alvenaria. No mesmo ano, no dia 24 de junho, a comunidade tornou-se paróquia e seu primeiro pároco foi José Chafi Francisco, hoje Monsenhor Juca.
Desde 2011 a Paróquia São José Operário tem como pároco o Pe. Jorge Luiz da Silva, o Jorjão. O padre com 26 anos de sacerdócio diz que é feliz por fazer parte da comunidade. “Sinto-me muito bem aqui na paróquia”, diz Jorjão. Ele se orgulha em falar que a comunidade conseguiu arrecadar 23 toneladas de alimentos no Ano da Misericórdia. A arrecadação, feita pelas comunidades pertencentes à paróquia, foi doada para lugares mais carentes. Padre Jorjão tornou tradicional a Missa de Cura e Libertação que acontece todas as quartas-feiras na Matriz e é transmitida pela televisão.

Vida Pastoral e Festa do Padroeiro
As cinco comunidades da paróquia trabalham com 12 pastorais e as que podem ser destacadas, segundo Jorjão, são a Pastoral Social, da Acolhida, Catequese e os Grupos Bíblicos de Reflexão. As duas principais festas da paróquia são a Festa do Padroeiro, realizada sempre em março próximo ao dia de São José e a Festa das Tendas que acontece sempre no Domingo da Santíssima Trindade.
O Padroeiro
O Papa Pio XII dar esse dia do trabalhador, a festa do Patrocínio de São José.

De fato, São José e o trabalhador harmonizam-se perfeitamente. Mesmo sendo Príncipe da Casa de Davi, São José era operário; e assim também, numa sociedade cristã, devem conviver pessoas de classes sociais distintas, todas colaborando entre si na prática das virtudes cristãs da justiça e da caridade.

1º de Maio é o Dia do Trabalhador e festa de São José Operário. São José, esposo de Maria, era carpinteiro.

Ao propô-lo como modelo e protetor dos operários, a Igreja quer que todos reconheçam a dignidade do trabalho e que o trabalhador seja respeitado enquanto pessoa humana e colaborador de Deus na obra da criação: Por Cristo, único Mediador, participa a humanidade da vida trinitária.

Cristo hoje, sobretudo por sua atividade pascal, nos leva a participar do mistério de Deus.
Dúvidas, críticas ou sugestões?
Entre em contato com a paróquia preenchendo o formulário abaixo:

Rua Jaguaruna, 147 - Centro - Joinville/SC (Cúria)
Trabalhe
Conosco