MATRIZ

(Jone Martins Pinto)

Data de criação: 08.12.2013

COMUNIDADES
São Luiz Gonzaga (Matriz)
Rua Pacífco Pereira, 1295 • Itinga • 89245-000 • Araquari/SC
Fone: 47 3454-4072 | 3426-1241 res. | 9 9679-7349
e-mail: psec71@diocesejoinville.com.br | pfin71@diocesejoinville.com.br | ppas71@diocesejoinville.com.br

Sagrada Família
Rua São João, 335 - Itinga
Araquari/SC

Sagrado Coração de Jesus
Rua Márcia da Maia Vicente, 668

São Benedito
Rua Petrolândia, s/n

São Daniel Comboni
Rua dos Esportistas, s/n
Itinga - Joinville/SC

São Francisco de Assis
Rodovia SC 301, s/n

São José
Rua Santa Fé, s/n
Itinga - Joinville/SC

São Paulo Apóstolo
Rua BR 101 Km 57 - Atrás do Posto Maiochi
Araquari/SC
O Padroeiro
“…Pelo mundo alastra-se uma onda de impureza e de descrença. Na guerra irreconciliável entre o espírito e a carne, a carne — que fenece e morre como flor do campo – ameaça cada vez mais afogar as nobres aspirações do espírito imortal.

Para nossa juventude, que vive nessa atmosfera viciada, é São Luiz Gonzaga uma visão do Céu, a apontar eternos destinos que não fenecem. A esses jovens, mergulhados na matéria, repete São Luiz Gonzaga, com a irresistível força do exemplo:

“O tempo é breve e passageiro,
a eternidade, sem fim.”

É uma bandeira, que chama em volta de suas dobras invencíveis:

as almas que têm brios e estão famintas de pureza e de luz;
as almas que ouviram ecoar, no solene silêncio da prece, a meiga voz que os convidava a seguir as pisadas de São Luiz Gonzaga, nas regiões serenas e imperturbáveis do idealismo cristão;
as almas que ardem no fogo abrasador do apostolado e querem, como Luiz, pelejar os heroicos combates de Cristo nas gloriosas falanges de Santo Inácio, em alguma família religiosa ou nas fileiras do clero secular;
as almas que vivem na terra para merecer o Céu;
as almas que esquecem o transitório para pensar no eterno.
À estas, a todos nossos jovens vão estas páginas singelas proporcionar um instante de recolhimento intenso e de fervorosa prece, fora do ruído que atordoa, fora das perturbações que desassossegam, fora do mundo que seduz. [Julho de 1926. Aug. Magne, S.J.]

”Pode-se dizer que o episódio mais saliente da vida externa de São Luiz foi a escolha do estado.”

Altamente compenetrado do fim último ao qual tudo na vida humana deve ser subordinado, com que esmero se não deu a encarar este problema capital! Que de preces não fez, que lágrimas não derramou, que aspérrimas penitências e sangrentas macerações se não impôs, para alcançar do Espírito Santo os raios iluminadores de sua graça! E depois de seriamente tomada, aos pés do Crucifixo, nos degraus do Tabernáculo, a resolução definitiva, com que valor heroico soube vencer os mil obstáculos que se lhe opunham, até ver plenamente realizado seu sublime ideal! E como ao pé dele desaparecem tantos jovens, em quem um leve sorriso de escárnio ou um simples mover de ombros, dissipa as primeiras veleidades de uma vida mais concorde com os princípios da fé.
Dúvidas, críticas ou sugestões?
Entre em contato com a paróquia preenchendo o formulário abaixo:

Rua Jaguaruna, 147 - Centro - Joinville/SC (Cúria)
Trabalhe
Conosco