Paróquia São Paulo Apóstolo | Comasa

Rua Ponte Serrada, 440
Joinville/SC - Comasa

Paróquia São Paulo Apóstolo | Comasa
A Paróquia São Paulo Apóstolo do bairro Comasa em Joinville/SC começou sua história ainda como comunidade em 15 de junho de 1969 onde teve sua primeira missa celebrada por Pe. Felício, na casa de um morador do bairro. A comunidade, pertencente à Paróquia Imaculada Conceição, tornou-se necessária devido ao aumento significante da população do bairro, na época ainda novo. A primeira capela foi um galpão construído entre 1972 e 1973 com a ajuda de toda a população do bairro. Já na década de 1980 uma nova igreja começou a ser construída e no dia 6 de dezembro de 1983, após solicitação, a Comunidade São Paulo Apóstolo foi elevada à paróquia e seu primeiro pároco foi Pe. Fausto Nicomendes Schmitz. Localizada na Rua Ponte Serrada, 440, a Paróquia São Paulo Apóstolo possui outras quatro comunidades: Divino Espírito Santo, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Lourdes e São João XXIII. O atual pároco, Pe. Antonio Carlos Dos Reis, diz que sua comunidade se destaca pela participação dos leigos. “É uma paróquia com fiéis muito participantes”, diz. Além disso, a grande participação da comunidade nas pastorais e assuntos relacionados à igreja fazem todos viverem em comunhão. “Sinto-me muito bem aqui, pois somos uma grande família”, enfatiza Pe. Antonio. Desde 2012 na paróquia, ele foi um dos responsáveis pela reforma e revitalização da Matriz. Hoje ela conta com um design moderno e sua estrutura viabiliza uma melhor utilização de luz natural.

Vida Pastoral e Festa do Padroeiro
Entre as mais de vinte pastorais da Paróquia São Paulo Apóstolo, as que têm um grau maior de expressividade são a Pastoral da Liturgia, Canto, ECC, Familiar, GBR, Catequese, RCC, Juventude e Dízimo. A principal festa da paróquia é a Festa do Padroeiro, celebrada sempre em junho. Neste ano a paróquia comemora 33 anos e será realizada uma novena para comemorar. A novena será do dia 28 de outubro até o dia 5 de novembro. No dia 6 de novembro haverá uma missa seguida de almoço.
São Paulo, Apóstolo (5-67) foi um escritor do cristianismo primitivo. Treze epístolas do Novo Testamento são atribuídas a ele. Foi o maior propagador do cristianismo depois de Cristo. Antes de se converter ao Cristianismo era conhecido como Saulo e perseguia os discípulos de Jesus nos arredores de Jerusalém, quando teve uma visão de Jesus envolto numa luz incandescente e desde então começou suas pregações do Cristianismo.

São Paulo, Apóstolo (5-67) Nasceu em Tarso na Cilícia, era judeu e cidadão romano. Perseguidor das primeiras comunidades cristãs, foi conivente com o assassinato do protomártir Estêvão. Quando perseguia os cristãos, a caminho de Damasco, teve uma visão de Jesus envolto em uma luz incandescente que o cegou, durante três dias. Desde então converteu-se e começou a pregar o Cristianismo, viajando pelo mundo, pregando o evangelho de Jesus Cristo e o mistério de sua paixão, morte e ressurreição.

A conversão de São Paulo é uma das mais importantes da história da Igreja. Mostra o poder da graça divina, capaz de transformar Saulo, perseguidor da Igreja, no "Apóstolo Paulo" por excelência, que tem a iniciativa da evangelização dos pagãos. Ele próprio confessa, por diversas vezes, que foi perseguidor implacável das primeiras comunidades cristãs. Por causa disso atribui a si mesmo o título de "o menor entre os Apóstolos" e ainda, de "indigno de ser chamado Apóstolo". Mas Deus, que conhecia a sua retidão, tornou-o testemunha da morte de Santo Estevão, cena descrita nos Atos dos Apóstolos. A visão de Estevão apontando para os céus abertos e Cristo, aí reinando, domina a vida toda de Paulo, o grande missionário do Cristianismo.

Percorreu a sia Menor, atravessou todo o Mediterrâneo em 4 ou 5 viagens. Elaborou uma teologia cristã e ao lado dos Evangelhos suas epístolas são fontes de todo pensamento, vida e mística cristãs. Além das grandes e contínuas viagens apostólicas e das prisões e sofrimentos por que passou, deve-se a ele que se auto denomina "servo de Cristo", a revelação da mensagem do Salvador, ou seja, as 13 Epístolas ou Cartas. Elas formam como que a Teologia do Novo Testamento, exposta por um Apóstolo. São Paulo, Apóstolo, sofreu o martírio em Roma. O ano é incerto, mas deve ter ocorrido entre 64 e 67.