MATRIZ

Adilio Antunes

Horários de Missa
  • Sábado 18:30
  • Domingo 08:00 - 1º e 3º domingo do mês Celebração da Palavra nos outros domingos Missas
  • Quarta-feira 19:30 - Missa e novena a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
  • Sexta-feira 15:00 - 1ª Sexta-feira do mês - Missa do Apostolado da Oração
  • Sexta-feira 23:00 - 3ª Sexta-feira do mês - Missa da Juventude

Rua Estanislau Vick, 7545 – Guamiranga
Guaramirim/SC - Guamiranga

psec45@diocesejoinville.com.br

Comunidades
Paróquia São Pedro Alcântara | Guamiranga
A Paróquia

O Padroeiro
No aspecto físico de São Pedro de Alcântara e em sua constituição humana, exteriormente se observava algo peculiar e representativo daquilo que ele interiormente possuía. Santa Teresa de Jesus disse sobre ele: “Era muito velho quando vim a conhecê-lo; e era tão extrema a sua magreza que parecia feito de raízes de árvores”. Ele causava assombro e curiosidade nas cidades por onde passava.

Em 1584, o padre Badajoz notava que São Pedro de Alcântara era alto e há quem o conheceu como “homem corpulento”. Sem dúvida, era homem de boa estatura, de pés descalços, de hábito estreito, velho e remendado, de olhos modestos não fechados, de bom rosto, de cabeça espaçosa e bem calva, com rugas arqueadas na testa. Tinha aparência mais velha e mais respeitável em razão das penitências e da vida mortificada que se impunha.

Durante quarenta anos não dormiu, entre noite e dia, mais que uma hora e meia cada vez. E isto de qualquer forma, ou sentado no solo ou de joelhos. Sua comida era frugal e quando lha enfeitavam e serviam gostosos manjares, mortificava o seu gosto jogando água neles ou cinza; às vezes não comia nada ou comia somente pão e água. Em suas viagens não se preparava levando consigo provisões com que remediar sua necessidade no caminho, confiando na bondade de Deus, que socorria larga e misericordiosamente sua fé e despreocupação pelos consolos humanos.

(P. Arcangel Barrado Manzano, OFM, San Pedro de Alcantara, Estudio documentado y crítico de su vida, Madrid, 1965)
Dúvidas, críticas ou sugestões?
Entre em contato com a paróquia preenchendo o formulário abaixo:

Rua Jaguaruna, 147 - Centro - Joinville/SC (Cúria)
dizimo@diocesejoinville.com.br
Trabalhe