Notícias Diocesanas

17.Set - Dioceses de Joinville e Blumenau se reúnem para V Interdiocesano dos GBR e CEBs

Em clima extremamente familiar, as dioceses de Joinville e Blumenau se reuniram no dia 16 de setembro para celebrar o V Interdiocesano dos Grupos Bíblicos de Reflexão (GBR) e Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).  O encontro teve como tema “Cristãos, leigos e leigas, nos desafios do mundo urbano – Igreja em saída – a serviço do Reino de Deus e sua justiça” e foi assessorado pelos bispos Dom Rafael Biernaski (Blumenau) e Dom Francisco Carlos Bach (Joinville).

Veja a galeria de fotos.

O encontro contou com momentos formativos, de confraternização e de apresentações culturais. Durante a manhã, os bispos aprofundaram a inspiração bíblica do lema do V Interdiocesano: Sal da terra e luz do mundo. O período da tarde iniciou com apresentações de dança, musicais e de defesa dos excluídos. A Santa Missa, às 15h, fechou o evento.

Dom Francisco destacou o caráter missionário dos GBR e CEBs. Para ele, é importante que seja assumido o compromisso de uma igreja em saída que não se limite aos encontros de seus grupos. “Se eu não falar, Jesus não falará, porque ele precisa da minha voz”, afirma.

Ao todo, as duas dioceses abrangem 31 cidades da região Norte e Vale do Itajaí (13 de Blumenau e 18 de Joinville).

Além do Interdiocesano que realizado em Joinville em conjunto com a Diocese de Blumenau, outros três encontros aconteceram simultaneamente no Regional Sul IV da CNBB:
– Arquidiocese de Florianópolis, Diocese de Tubarão e Diocese de Criciúma;
– Diocese de Lages e Diocese de Rio do Sul;
– Diocese de Caçador, Diocese de Joaçaba e Diocese de Chapecó.

Formações

Os momentos conduzidos pelos bispos de Joinville e Blumenau estão disponíveis na página do Facebook da Diocese de Joinville e podem ser assistidos novamente. Também estão disponíveis abaixo os slides das apresentações preparadas por eles.

Dom Rafael Biernaski
- Vídeo
- Slides

Dom Francisco Carlos Bach
- Vídeo
- Slides

• Copyright © 2018 Diocese de Joinville. Todos os direitos reservados.