GBR 23 de fevereiro: 9º Encontro
Encontro sobre o Evangelho do domingo 28 de fevereiro de 2021 - Marcos 9,2-10 "Este é o meu Filho amado."
22.02.2021 - 08:00:00
Preparação da casa: Bíblia, vela, crucifixo e veste branca.
Canto: Mestre, bom é estarmos aqui
Animador: Queridas irmãs e irmãos, nesse caminho de conversão que nos é proposto pelo tempo da Quaresma, somos congregados pela Palavra de Deus que nos convida a reconhecer Jesus como o Filho amado, quem devemos escutar. O próprio Jesus nos chama a subir a montanha e a partir das Escrituras experimentar a glória de Deus.A: Nessa certeza de fé, como discípulos servidores da Palavra, iniciemos nosso encontro fraterno. Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!A: É Jesus que nos convida e nos leva a um lugar retirado para estarmos com Ele. Peçamos as luzes do Espírito Santo para que sejamos conduzimos pelo próprio Deus e façamos a experiência do amor.
Canto: A nós descei Divina Luz
RECORDAÇÃO DA VIDAA: Vamos lembrar o encontro da semana passada. Do que tratava o Evangelho?A: Qual o tema e o lema da Campanha da Fraternidade neste ano de 2021? Do que ela trata?
LEITURAO que o texto diz?A: O Evangelho relata a Transfiguração de Jesus. Recorrendo a elementos simbólicos do Antigo Testamento, o autor apresenta-nos uma catequese sobre Jesus, o Filho amado de Deus, que vai concretizar o seu plano de salvação através do dom da vida. Aos discípulos, desanimados e assustados, Jesus diz: o caminho do dom da vida não conduz ao fracasso, mas à vida plena e definitiva.
Canto: Pela palavra de Deus
Evangelho: Marcos 9,2-10Ler o texto mais uma vez e fazer breve momento de silêncio para cada um ler particularmente.A: Quem são os discípulos que Jesus convidou para ir com ele num lugar à parte? Para onde eles foram?A: Como ficaram as roupas de Jesus durante sua Transfiguração?A: Quem são os dois personagens do Antigo Testamento que representam a Lei e os Profetas que conversam com Jesus?A: Como estavam os discípulos vendo a Transfiguração? Qual a proposta que Pedro apresenta para Jesus?A: Quem fala da nuvem e o que diz?A: Qual a orientação de Jesus para os discípulos enquanto desciam a montanha?
MEDITAÇÃOO que o texto diz para nós?A: O que significa para nós hoje subir a montanha com Jesus?A: Neste tempo da Quaresma, o que a Transfiguração de Jesus quer nos ensinar?A: Que significado tem a frase: “Este é meu Filho Amado. Ouçam-no!”, para nossa caminhada de fé?A: Quais são hoje as maneiras para nós ouvirmos a voz de Deus? Onde e como Ele pode falar e se revelar para nós?
ORAÇÃOO que o texto nos faz dizer a Deus?A: Rezemos para que sejamos fiéis seguidores de Jesus no caminho. Que o reconheçamos presente em nossas vidas e na daqueles que mais sofrem. Que o encontro com Jesus na montanha nos faça descer para também encontrá-lo e servi-lo nos irmãos e irmãs, principalmente nos mais pobres e necessitados.A: Rezemos a oração da Campanha da Fraternidade Ecumênica que nos convida a sermos propagadores da paz:Homens: Deus da vida, da justiça e do amor, nós te bendizemos pelo dom da fraternidade e por concederes a graça de vivermos a comunhão na diversidade.Mulheres: Através desta Campanha da Fraternidade Ecumênica, ajuda-nos a testemunhar a beleza do diálogo como compromisso de amor, criando pontes que unem em vez de muros que separam e geram indiferença e ódio.T: Torna-nos pessoas sensíveis e disponíveis para servir a toda a humanidade, em especial, aos mais pobres e fragilizados, a fim de que possamos testemunhar o Teu amor redentor e partilhar suas dores e angústias, suas alegrias e esperanças, caminhando pelas veredas da amorosidade.Por Jesus Cristo, nossa paz, no Espírito Santo, sopro restaurador da vida. Amém.Pai Nosso...
CONTEMPLAÇÃOOlhar a vida como Deus olha!A: Num instante olhemos para dentro de nós e busquemos perceber a manifestação de Deus em nossas vidas e o quanto somos amados.
COMPROMISSOO que a Palavra de Deus nos leva a fazer?A: Façamos um propósito que seja possível realizar. O compromisso pode ser no nível pessoal, comunitário e social. Canto: Eis o tempo de conversão
BÊNÇÃO A: Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.A: Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.A: Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.A: Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.A: Lembrando do Projeto Vocacional “Em cada Comunidade uma nova vocação”, rezemos uma dezena do Terço para que surjam vocações sacerdotais e religiosas em nossa Comunidade.Pai nosso, 10 Ave Marias e Glória ao Pai...
APROFUNDANDO A Palavra de hoje é destinada a ensinar que Jesus é o Filho de Deus e que o projeto que Ele propõe vem de Deus, está construída sobre elementos simbólicos tirados do Antigo Testamento. Que elementos são esses? O monte situa-nos num contexto de revelação: é sempre num monte que Deus se revela; e, em especial, é no cimo de um monte que Ele faz uma aliança com o seu Povo.A mudança do rosto e as vestes brilhantes, muitíssimo brancas, recordam o resplendor de Moisés, ao descer do Sinai (cf. Ex 34,29), depois de se encontrar com Deus e de ter as Tábuas da Lei. A nuvem, por sua vez, indica a presença de Deus: era na nuvem que Deus manifestava a sua presença, quando conduzia o seu Povo através do deserto (cf. Ex 40,35; Nm 9,18.22; 10,34).Moisés e Elias representam a Lei e os Profetas (que anunciam Jesus e que permitem entender Jesus); além disso, são personagens que, de acordo com a catequese judaica, deveriam aparecer no “dia do Senhor”, quando se manifestasse a salvação definitiva (cf. Dt 18,15-18; Mal 3,22-23). O temor e a perturbação dos discípulos são a reação lógica de qualquer homem ou mulher, diante da manifestação da grandeza, da onipotência e da majestade de Deus (cf. Ex 19,16; 20,18-21).As tendas parecem aludir à “festa das tendas”, em que se celebrava o tempo do êxodo, quando o Povo de Deus habitou em “tendas”, no deserto. A mensagem fundamental, com todos estes elementos, pretende dizer quem é Jesus. Recorrendo a simbologias do Antigo Testamento, o autor deixa claro que Jesus é o Filho amado de Deus, em quem se manifesta a glória do Pai. Ele é, também, esse Messias libertador e salvador esperado por Israel, anunciado pela Lei (Moisés) e pelos Profetas (Elias). Mais ainda: Ele é um novo Moisés, isto é, Aquele através de quem o próprio Deus dá ao seu Povo a nova lei e através de quem Deus propõe aos homens uma nova Aliança. Da ação libertadora de Jesus, o novo Moisés, irá nascer um novo Povo de Deus. Com esse novo Povo, Deus vai fazer uma nova Aliança; e vai percorrer com ele os caminhos da história, conduzindo-o através do “deserto” que leva da escravidão à liberdade. Esta apresentação tem como destinatários os discípulos de Jesus (este grupo desanimado e frustrado porque no horizonte próximo do seu líder está a cruz e porque o mestre exige dos discípulos que aceitem percorrer um caminho semelhante). Aponta para a ressurreição, aqui anunciada pela glória de Deus que se manifesta em Jesus, pelas “vestes brilhantes, muitíssimo brancas” (que lembram a túnica branca do “jovem” sentado junto do túmulo de Jesus e que anuncia às mulheres a ressurreição – cf. Mc 16,5) e pela recomendação final de Jesus (“que não contassem a ninguém o que tinham visto, enquanto o Filho do Homem não ressuscitasse dos mortos” – Mc 9,9): diz-lhes que a cruz não será a palavra final, pois no fim do caminho de Jesus (e, consequentemente, dos discípulos que seguirem Jesus) está a ressurreição, a vida plena, a vitória sobre a morte.
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Fonte Diocese de Joinville