Irmãs Canossianas comemoram 60 anos de presença em Joinville
O aniversário de chegada da congregação ao município será marcado com Missa presidida por Dom Francisco Carlos Bach no dia 1º de outubro
28.09.2021 - 16:46:29
(Na foto acima: de pé, da esquerda para a direita: Ir. Rosa Stadelmann, ir. Selma Evangelista, ir. Flávia Annichini, ir. Ana Marta da Silva. Na frente, à esquerda, Ir. Maria Antonia Fernandes Lima e ir. Maria de Nazaré Dutra)
As Irmãs Canossianas comemoram, no início de outubro, 60 anos de presença na Diocese de Joinville. Uma Missa especial, presidida por Dom Francisco Carlos Bach, vai marcar a data no dia 1º de outubro. A celebração será realizada às 19h30 na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, do bairro Boa Vista, com a presença da irmã Manoela Nunes, provincial das Irmãs Canossianas, e a apresentação do violinista Flávio Simões.
A história das irmãs da Congregação das Filhas da Caridade-Canossianas em Joinville começou no dia 1º de outubro de 1961. Elas chegaram à cidade com os propósitos de ajudar os mais necessitados e para conduzir a Escola Primária Tupy, que atendia aos filhos de funcionários da empresa.
Em 1962 teve início a construção do Colégio das Madres, para abrigar a residência das irmãs e desenvolver diversas atividades de assistência social, além de atendimento ambulatorial, cursos de corte e costura e de culinária.
Jardim Bakhita(Primeiras Irmãs Canossianas a chegarem em Joinville: madres Giulia Casarotti,
Elisa Merlo, Giuseppina Villa, Benvinda Gaspar, Gina Trento e Giulia Magni )
A presença das Irmãs Canossianas em Joinville ganhou novas dimensões quando, impulsionadas pela missão, elas idealizaram e deram vida ao Jardim Bakhita. A associação beneficente sem fins lucrativos foi construída junto à Casa das Irmãs, no bairro Boa Vista.
O Jardim Bakhita tornou-se referência em educação infantil no município. Atendendo a crianças de 2 a 5 anos, destaca-se pelo método de Educação Canossiana, que prioriza a amabilidade e a firmeza, a familiaridade e o respeito, a solidariedade e a alegria, o compromisso e a seriedade.
O nome do colégio homenageia Santa Josefina Bakhita, primeira irmã canossiana africana. Sendo escrava, tornou-se cristã quando ganhou a liberdade e dedicou sua vida para propagar a palavra de fé e de esperança. Irmã Morena, como era chamada Santa Bakhita, foi canonizada pelo Papa João Paulo II em 1º de outubro de 2000. (Primeira turma do Jardim Bakhita, em 1965: de batina preta padre Helmuth, ao lado Monsenhor Sebastião Scarzello, madres Benvinda Gaspar e Gina Trento)
Servas dos Pobres As “Filhas da Caridade Canossianas” formam uma congregação religiosa católica de origem italiana, que tem como fundadora Santa Madalena de Canossa. As Irmãs Canossianas são chamadas de “Servas dos Pobres’’ e levam uma vida de comunhão e de humilde serviço na evangelização, na educação e na assistência a quem sofre. Atualmente, as Filhas da Caridade estão nos cinco continentes e em sete cidades de cinco estados brasileiros.
Santa Madalena de Canossa nasceu em Verona, na Itália, no dia 1º de março de 1774, de família nobre dos Canossa. Em 8 de maio de 1808 deixou sua nobreza para assumir a caridade de Deus ao serviço dos mais necessitados. Com algumas companheiras foi para São Zeno, um dos bairros mais carentes da cidade de Verona, dando vida às Filhas da Caridade - Servas dos Pobres. Morreu em Verona no dia 10 de abril de 1835 e foi proclamada santa em 2 de outubro de 1988.
Saiba mais:
Confira abaixo recortes de jornais que contam um pouco
da trajetória das Irmãs Canossianas em joinville:
Elisa Merlo, Giuseppina Villa, Benvinda Gaspar, Gina Trento e Giulia Magni )
(Primeira turma do Jardim Bakhita, em 1965: de batina preta padre Helmuth, ao lado Monsenhor Sebastião Scarzello, madres Benvinda Gaspar e Gina Trento)
da trajetória das Irmãs Canossianas em joinville:
Quer receber notícias da Diocese de Joinville pelo WhatsApp?
Clique aqui e se inscreva na nossa lista de transmissão.
Clique aqui e se inscreva na nossa lista de transmissão.
Fonte Assessoria de Comunicação