Missa em Ação de Graças pelos 55 anos da Adipros
A celebração aconteceu ontem, dia 14, na Catedral São Francisco Xavier
15.09.2022 - 14:29:59
No dia 14 de setembro, quarta-feira, aconteceu a primeira comemoração pelos 55 da Associação Diocesana de Promoção Social, a Adipros. Às 18h deste dia, Dom Francisco Carlos Bach, bispo da Diocese de Joinville, presidiu a Missa em Ação de Graças na Catedral São Francisco Xavier. Estiveram presentes outros 10 padres e 2 diáconos, bem como representantes de instituições e pastorais sociais que atuam junto à Adipros.
Fundada em 16 de setembro de 1967, tinha como objetivo principal, desde o início, a atuação em prol de ações sociais. “Por ação do Espírito Santo, Dom Gregório Warmeling deu vida a Adipros, que hoje é responsável pela caminhada de várias instituições, como o Lar do Idoso Betânia, Centro Dia do Idoso Santa Dulce dos Pobres e a Casa Santo Egídio”, comentou padre Fernando Baraúna, ecônomo diocesano e administrador da Adipros. “Ela [Adipros] também atua com a Casa das Pastorais Sociais, projeto que está ganhando força e visa acolher as pastorais sociais de nossa diocese”, completou.
Ações Sociais da Adipros
Padre Fernando ressaltou que além de tantos projetos já encaminhados, a Associação Diocesana de Promoção Social abraça também uma nova iniciativa, que ainda dá os seus primeiros passos, que é o Centro Diocesano das Juventudes, um projeto que auxilia a tantos jovens. Inúmeras são as entidades parceiras que, de alguma forma, atuam com o mesmo objetivo da Adipros, promover o bem ao próximo, como a Fazenda da Esperança, Comunidade Eis-me aqui, Essência de Vida, Comunidade UAS, entre outras. “Além de bendizer a Deus por tudo isso que já é vivido, nós também queremos recomendar ao Senhor que nos ilumine enquanto Adipros, diante de novas iniciativas que estão para surgir neste e no próximo ano, como o Centro Dia do Idoso São Judas Tadeu, em Jaraguá do Sul, o Escritório Social, que atuará diretamente com egressos do sistema prisional, mas também na retomada de outras atividades, como a Escola Diocesana de Dança Sacra (Edanças), Festival de Dança Sacra e de todo o trabalho cultural realizado em nossa diocese”, finalizou.
Enquanto o hino de louvor ecoava, alguns dentre tantos projetos ligados a Adipros adentravam a catedral, representados por funcionários ou voluntários que atuam diretamente na realização de seus serviços sociais.
Reflexão de Dom Francisco Carlos Bach
Na liturgia do dia celebrava-se também a Festa da Exaltação da Santa Cruz. Por isso, Dom Francisco iniciou a homilia refletindo qual o verdadeiro sentido desta festa litúrgica. “Não se trata de exaltar a cruz em si: duas madeiras, uma na vertical, outra na horizontal. Seria muito errado fazermos uma apologia somente ao madeiro da cruz, sem o crucificado. O que dá o sentido à veneração da cruz, é o Senhor que está presente nela”, explicou. Segundo Dom Francisco, a morte de Jesus na cruz é a prova de amor pela humanidade. Durante toda sua fala, refletiu sobre o amor incomparável de Deus.
“Nossos corações devem dar uma reposta consequente. Amor, com amor se paga. Nosso jeito de viver torna-se um gesto de amor e de agradecimento ao amor de Deus por nós”. Dom Francisco Carlos Bach.
Para encerrar o momento de reflexão, o bispo diocesano, que também ocupa o cargo de presidente da Adipros, disse que ao celebrarmos mais um ano da associação podemos perceber que, da mesma forma como Jesus Cristo deu a vida por nós, Ele também nos pode uma atitude: darmos a vida também aos nossos irmãos. “Quando saímos de nós mesmos e vamos ao encontro do outro, verdadeiramente nós estamos amando e fazendo a vontade do Senhor. Não basta dizer ‘eu te amo’, precisa de atitude. Porque quem ama, cuida”, afirmou. Por isso, completou sua fala dizendo o quão bonito é o serviço eclesial realizado pela Adipros em prol dos irmãos necessitados, seja nas atividades que já acontecem, como também na caminhada que continua a acontecer, no crescimento dos trabalhos e na descoberta de novas vertentes.
“Um modo muito prático de levarmos avante todos os nossos trabalhos sociais é, de fato, um amor concreto a Deus manifestado na pessoa que mais precisa, manifestado nas pessoas que continuamente atendemos nas nossas obras sociais”.Dom Francisco Carlos Bach.
A celebração encerrou com um agradecimento realizado pelo padre Fernando a todos aqueles que caminham junto com a Adipros. “Nossa equipe técnica representa todos os nossos funcionários, voluntários e tantos que já passaram por aqui, que deixaram suas marcas na história da Adipros”, enfatizou. “Pedimos bênçãos para que, unidos na Adipros, possamos procurar fazer o bem em toda a nossa diocese”, concluiu.
Assista na íntegra a gravação da Missa de 55 anos da Adipros:
Jantar Festivo
A comemoração de aniversário da Adipros continua hoje, com um jantar festivo, realizado a partir das 19h30, no Restaurante Glória, em Joinville. A participação no jantar será por adesão e o ticket pode ser adquirido pelo WhatsApp (47) 99989-0295 ou de forma online, clicando no link: https://zapino.com.br/
Neste dia, também será lançada, oficialmente, a campanha Amigos do Betânia, iniciativa que visa unir voluntários e benfeitores com o objetivo de contribuir com o oferecimento de dignidade, amor e acolhimento aos idosos. Os voluntários Amigos do Betânia são convidados a ajudar na manutenção da estrutura do Lar, mas acima de tudo no contato com os moradores. As contribuições podem ser feitas individualmente, em grupos e também por empresas.
Confira a seguir algumas fotos de como foi a Missa em Ação de Graças pelos 55 anos da Adipros:
Quer receber notícias da Diocese de Joinville pelo WhatsApp?
Clique aqui e se inscreva na nossa lista de transmissão.
Clique aqui e se inscreva na nossa lista de transmissão.
Fonte Assessoria de Comunicação