Palavra do Bispo: Sereis minhas testemunhas
Artigo de Dom Francisco Carlos Bach para o mês de novembro de 2022
09.11.2022 - 10:09:35

A Doutrina Social da Igreja tem um claro posicionamento sobre a pessoa humana. Tal tema mereceu atenção especial de São João Paulo II, do Papa Bento XVI e continua a ser enfatizado pelo atual Pontífice. Em tempo de novas autoridades no executivo e legislativo, fruto das últimas eleições, afirmamos que a pessoa humana é o coração da paz, ou seja, a paz necessariamente deve fazer-se presente em razão da importância da pessoa humana. Partindo do direito natural e tornando a sua mensagem válida em todos os contextos e não apenas nos religiosos, transparece a missão da Igreja em manter na sociedade contemporânea a dignidade natural do ser humano.
Coloca-se em evidência a missão transcendental do ser humano. Haveria um desequilíbrio de pensamento se não houvesse a integração entre o humano e o divino. Mais do que criaturas de Deus, somos seus filhos graças à encarnação, paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Temos uma sublime vocação: voltar à casa paterna, após consolidar a fraternidade, ou seja, ter aprendido a viver como irmãos uns dos outros.
Nosso trabalho evangelizador, como Igreja Particular de Joinville, consiste em anunciar a todos, em alto e bom som, a dignidade e a transcendência do ser humano. Ao usar na frase o termo “nosso”, saliento que não se trata absolutamente do plural majestático como se fosse apenas responsabilidade do bispo diocesano e dos clérigos, mas o “nosso trabalho evangelizador” vale para todos os batizados e, de modo específico, para os agentes de pastoral. Nenhum de nós pode considerar-se descomprometido desta responsabilidade eclesial.
Nesta dimensão missionária situamos os objetivos específicos determinados em nossa assembleia diocesana de aprovação do plano de pastoral, realizada no dia 17 de setembro último, que estarão presentes de modo direto ou indireto em todas as atividades dos cronogramas diocesanos e paroquiais. Graças ao bom Deus, teremos muito trabalho pastoral em nossa diocese e, sem dúvida nenhuma, a constância das abundantes graças divinas nos dão a certeza de que Ele caminhará conosco, por isso afirmamos com serenidade “In manus tuas” (Em tuas mãos, Senhor).
Recordo ainda um trecho da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões, celebrado em outubro deste ano, com o tema “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8): “Na evangelização, portanto, caminham juntos o exemplo de vida cristã e o anúncio de Cristo. Um serve ao outro. São os dois pulmões com os quais cada comunidade deve respirar para ser missionária. O testemunho completo, coerente e alegre de Cristo é certamente a atração para o crescimento da Igreja também no terceiro milênio. Por isso, exorto todos a recuperar a coragem, a franqueza, aquela ousadia dos primeiros cristãos, para testemunhar Cristo, com palavras e obras, em todos os ambientes da vida”.
Suplicamos a Maria, Mãe da Igreja, que interceda por nós a fim de que, em virtude do Evangelho, luz para o mundo, por meio de nossa vida e testemunho, os homens e as mulheres possam dar glória ao Pai que está nos céus.
Quer receber notícias da Diocese de Joinville pelo WhatsApp?
Clique aqui e se inscreva na nossa lista de transmissão.
Clique aqui e se inscreva na nossa lista de transmissão.
Fonte Dom Francisco Carlos Bach