Pastoral do Migrante promove encontro na diocese
O encontro será assessorado pelo padre Marcos Bubniak, assessor da pastoral no Regional Sul 4
05.09.2022 - 13:38:43
No dia 21 de setembro, quarta-feira, às 19h30, acontece na cúria diocesana o encontro da Pastoral do Migrante. Toda a comunidade é convidada a participar, mas principalmente os voluntários que atuam com migrantes, voluntários das ações sociais das paróquias e também os imigrantes e migrantes que vivem na região. A assessoria será feita pelo padre Marcos Bubniak, assessor da Pastoral do Migrante para Regional Sul 4 da CNBB.
O que é a Pastoral do Migrante?
A Igreja atua de diversas maneiras em auxílio à sociedade por meio da ação das Pastorais Sociais, sendo a Pastoral do Migrante uma dessas iniciativas existentes. As pessoas em situação de migração são o foco desta pastoral e, por isso, se trabalha para oferecer um atendimento amplo e que atenda as vulnerabilidades de quem chega ao país. As Pastorais do Migrante fazem parte do Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM), vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Em Santa Catarina, no Regional Sul 4, a SPM-SC motiva a um único objetivo: ajudar a tornar o Brasil um lugar melhor para todos que chegam aqui, pois migrar é um direito humano.
História do Serviço Pastoral Dos Migrantes em Santa Catarina
As atividades iniciaram em março de 2019 e se desenvolveram em todo o estado de Santa Catarina através do regional sul 4, motivados pela causa da migração e refúgio.
O Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) em Santa Catarina surgiu através das articulações entre o SPM Nacional, SPM-NE e SPM-RJ. O acolhimento no estado foi feito pela secretaria executiva da CNBB. A partir desses encontros e da constituição do serviço no Regional Sul 4, foi instituído o Padre Marcos Bubniak como articulador na região. Para a efetivação das ações, o mesmo regional concedeu uma sala com espaço suficiente para a sede do serviço em Florianópolis.
Com isso, viabilizou-se muitas articulações com as Pastorais do Migrante em várias dioceses do estado, sendo que em algumas delas esse trabalho já era feito e em outras estavam iniciando. Além disso, o SPM-SC também ganhou e vem ganhando visibilidade em outros âmbitos da sociedade civil e entidades públicas, através de reuniões, capacitações, aulas de português aos migrantes, Missas em espanhol, doações, entre outras parcerias. Com esses trabalhos citados, o horizonte agora é superar os desafios da migração: acolhendo, proteger, promover, integrar e celebrar.
Quer receber notícias da Diocese de Joinville pelo WhatsApp?
Clique aqui e se inscreva na nossa lista de transmissão.
Clique aqui e se inscreva na nossa lista de transmissão.
Fonte Assessoria de Comunicação | Com informações do site do Serviço Pastoral Dos Migrantes de Santa Catarina (SPM-SC).