Semana Santa de 2021 tem orientações especiais devido à pandemia
Diocese de Joinville adapta celebrações às normas sanitárias como medidas de combate ao coronavírus
18.03.2021 - 13:51:08
O avanço da Covid-19 levou a Igreja Católica a adequar a programação da Semana Santa, realizada nos dias que antecedem à comemoração da Páscoa, em 4 de abril. O bispo de Joinville, Dom Francisco Carlos Bach, divulgou um documento com orientações para padres e fiéis da região.
Celebrações tradicionais da Semana Santa, como o Domingo de Ramos, a Missa dos Santos Óleos, o Rito do Lava-pés e a Adoração da Santa Cruz, foram adequadas para garantir a segurança de todos.
“Vivemos um momento muito difícil em razão da pandemia acentuada e suas consequências. Conclamamos a todos para que observem as normas sanitárias decretadas pelos governos estadual e municipais”, reforça Dom Francisco.
Confira as orientações da Diocese de Joinville:
Procissões e carreatasNão devem ser realizadas procissões e carreatas nas ruas. Todas as celebrações e os momentos devocionais da Semana Santa devem ser realizados no interior das igrejas, observando-se as normas estabelecidas.
Celebração do Sacramento da Penitência Devem ser evitados os mutirões de confissões e ser observado o máximo cuidado sanitário nas confissões.
Liturgia Eucarística Deve-se observar todo o cuidado sanitário na distribuição da comunhão.
Domingo de Ramos (28 de março)Os fiéis devem levar os próprios ramos, pois estes não serão distribuídos nas igrejas. Na procissão para o presbitério, devem seguir apenas o presidente da celebração, possíveis concelebrantes e assistentes, observando-se o distanciamento exigido. A missa será então realizada como de costume.
Missa dos Santos Óleos (31 de março)A Missa dos Santos Óleos, às 15h do dia 31 de março (quarta-feira), será presidida pelo bispo Dom Francisco na Catedral diocesana, com participação restrita ao clero. A celebração será transmitida pelas redes sociais da Diocese, para que os fiéis possam acompanhar de suas casas.
Missa da Ceia do Senhor (1º de abril)Por requerer presença física e contato entre pessoas, o Rito do Lava-pés não será realizado neste ano. No final da celebração, depois da oração após a comunhão, também não ocorrerá a transladação do Santíssimo Sacramento.
Sexta-feira Santa, adoração da Santa Cruz (2 de abril)Somente o celebrante realizará a procissão e o desvelamento da cruz. Não será permitido beijar a cruz ou qualquer outro contato físico. O sacerdote tomará a cruz e, de pé diante do altar, convidará os fiéis a adorá-la em silêncio, mantendo-a erguida por um momento.
Sábado SantoOs fiéis são orientados a fazer recolhimento e oração pessoal ou em família.
Domingo da Páscoa — Vigília Pascal (3 de abril)Celebração da Luz: não se deve acender o “fogo novo”, mas somente o Círio Pascal. Os fiéis devem estar acomodados nos bancos, em seus devidos lugares. A procissão de apresentação do Círio Pascal será realizada conforme o costume, respeitando-se as normas sanitárias.
Quer receber notícias da Diocese de Joinville pelo WhatsApp: Clique aqui e se inscreva na nossa lista de transmissão.
Quer receber notícias da Diocese de Joinville pelo WhatsApp?
Clique aqui e se inscreva na nossa lista de transmissão.
Clique aqui e se inscreva na nossa lista de transmissão.
Fonte Assessoria de Comunicação